Edição V. 17, Ed. 10 - 16/05/2017

Livro analisa como a gamificação pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na escola, especialmente em História

Matemática e Outras Mais Específicas

Está sendo lançado um livro que discute os games como ferramenta de motivação para a aprendizagem escolar, em função de sua prática provocar mudanças na prática docente. Não são “receitas de bolo”, mas indicações de possibilidades de ações em sala de aula que afetam o espaço escolar.

Leia este artigo

Livros de colaborador da revista Educação Pública são lançados por editora da Alemanha

Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Dois livros de Marcelo Bittencourt Jardim, colaborador da revista Educação Pública, são lançados na Alemanha; tratam de assuntos relacionados à Educação Física e à Psicomotricidade: como afetam as atividades da Educação Especial e como se dá a formação e qual o perfil do atleta de futebol profissional.

Leia este artigo

Dinâmicas de grupo em aulas de Arte

Formação de Professores

A utilização de dinâmicas de grupo nas aulas pode servir para a integração dos alunos – especialmente no início do ano letivo –, mas exige atenção da liderança da atividade, para que sejam atingidos os objetivos pedagógicos desejados sem ultrapassar limites do grupo, que devem ser respeitados.

Leia este artigo

Prática docente: experiências e reflexões

Educação Artística

O profissional deve sempre refletir sobre sua prática; é na relação entre teoria e prática que se dá o crescimento, em especial na atividade docente. A prática artística influencia sobremaneira a prática de sala de aula em Artes.

Leia este artigo

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Vamos tratar dos temas EAD, Gamificação e Ensino Híbrido

Canal no YOUTUBE: Acesse aqui

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Seminário Virtual Internacional do Grupo Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco