Edição V. 17, Ed. 12 - 13/06/2017

A avaliação da aprendizagem escolar de acordo com a visão da Psicopedagogia

Avaliação e Formação de Professores

Este trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Pretende responder à seguinte questão: a avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação?

Leia este artigo

O brincar na Pré-Escola: reflexões sobre a brincadeira, a escola e o desenvolvimento infantil

Educação Infantil e Formação de Professores

A Educação Infantil deve favorecer o ambiente lúdico necessário às experiências sensoriais, emocionais, sociais e culturais fundamentais ao desenvolvimento infantil. A Pré-Escola deve oferecer espaço físico e privilegiar elaborações e hipóteses infantis surgidas e experimentadas nas brincadeiras.

Leia este artigo

Reflexões sobre a ampliação da escolarização para além da expansão quantitativa

Formação de Professores e Política Educacional

A ampliação das oportunidades educacionais deve representar oportunidades para que todos vivenciem situações favoráveis para a aprendizagem no contexto escolar. Um pressuposto básico sobre o cenário da profissionalização para a docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental é a formação docente continuada.

Leia este artigo

A leitura e a escrita na promoção da cidadania: uma experiência da Biblioteca do IFRO/RO no Abrigo de Menores de Ji-Paraná

Cidadania e Comportamento

Este trabalho relata as ações do Projeto Leitura Cidadã desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação de Rondônia, que envolveu crianças em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes de Ji-Paraná/Rondônia. O objetivo principal foi promover ações de estímulo à leitura com o intuito de contribuir para fortalecer a cidadania e a autonomia daqueles menores. Foram desenvolvidas atividades como Hora do conto, Leitura compartilhada e Produção de textos, dentre outras.

Leia este artigo

Escola sem Partido: há interferência na autonomia do professor?

Formação de Professores e Política Educacional

O projeto de lei da Escola sem Partido propõe “neutralidade política e ideológica” do professor. Entretanto, ao colocar o estudante como elo mais fraco do processo de ensino e aprendizagem e sugerir o impedimento de análises da realidade do aluno, da escola e da sociedade, o projeto fere a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Leia este artigo

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco