Edição V. 17, Ed. 21 - 31/10/2017
Relato de experiência: o Dosvox no Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO Laboratório de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant vem desenvolvendo atividades com estudantes do primeiro segmento do Ensino Fundamental usando as ferramentas do sistema operacional Dosvox, desenvolvido pela UFRJ, para auxiliar nos objetivos previstos para cada etapa da aprendizagem.
Leia este artigoA mitologia e a tragédia como formas de pensar a educação
HistóriaA história contada em Édipo Rei, de Sófocles, provoca as questões sobre a vida e o papel do destino na história pessoal, o que afeta diretamente a educação de cada um para reagir à dor, ao sofrimento, às incertezas, às angústias tratadas em mitos e tragédias.
Leia este artigoManual de uso do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)
Formação de ProfessoresO Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ) é um instrumento para avaliação proposto inicialmente para estudantes do Ensino Superior. Aqui é proposta uma adaptação para utilizar com alunos da Educação Básica, de acordo com as especificidades desse nível de escolaridade. De todo modo, é um importante referencial para a análise das condições e motivações de todos os envolvidos.
Leia este artigoClicando aprendizagens: relato de experiências coletivas no Projeto Click Maré
Educação ArtísticaA fotografia pode ser uma ótima experiência para trabalhar em escola na disciplina de Arte. A possibilidade de organizar um concurso interescolar com o tema “selfies” contribui para aproximar essa disciplina da realidade dos estudantes.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."