Edição V. 17, Ed. 22 - 14/11/2017

Breve estudo da degradação da dioxina por meio da radiação ultravioleta

Química

Esta revisão aborda a degradação das substâncias tóxicas persistentes (STP) empregando a radiação ultravioleta (UV) nos processos oxidativos avançados (POAs) com processos fotoquímicos capazes de degradar compostos orgânicos e persistentes, por meio da produção do radical hidroxila (·OH). Todo o processo de oxirredução ocorre nos reatores solares e artificiais (lâmpadas de mercúrio), sempre determinado pelo comprimento de onda do raio ultravioleta.

Leia este artigo

Estudando função afim na palma da mão

Computação e Tecnologias

Este artigo mostra uma experiência de ensino de função afim, abordando as produções de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio do Rio de Janeiro. As atividades foram planejadas para apresentar a relação entre função afim, seus coeficientes e a representação gráfica usando o software GeoGebra. Percebemos que com a utilização do software os alunos conseguiram compreender melhor a construção de gráficos e o comportamento dos coeficientes da função estudada.

Leia este artigo

Uso de novas tecnologias no ensino

Formação de Professores

O mundo atual é modificado pelo uso de tecnologias no cotidiano; a prática da escola e do professor deve ser redesenhada para incluir essas tecnologias. Mas não basta equipar as salas de aula; é preciso transformar a postura do educador a fim de trabalhar de forma a desenvolver atitudes problematizadoras e desafiadoras para os estudantes.

Leia este artigo

Relendo imagens, pensando representações juvenis

Educação Artística

Uma atividade de releitura de um quadro de Picasso por alunos do 9º ano transforma-se numa experiência de percepção das conexões que os estudantes fazem com sua realidade, mostrando como ela se relaciona com uma nova experiência de olhar.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco