Edição V. 17, Ed. 23 - 28/11/2017

A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades

Cidadania e Comportamento

Existem leis que beneficiam presos que estudam com a redução da pena; isso não garante, entretanto, que as condições de estudo sejam adequadas; há problemas com os agentes penitenciários e falta de estrutura das escolas instaladas dentro de penitenciárias – aqui se relatam experiências num presídio feminino em Belo Horizonte.

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Pibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades

Educação Física

Este estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.

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Discovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Um objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.

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Prova: instrumento avaliativo antigo, mas abordado em uma perspectiva construtivista

Formação de Professores

As provas são consideradas instrumentos confiáveis, especialmente quando seu objetivo é quantificar os melhores e os mais preparados – incluindo aí os concursos para o mercado de trabalho. O melhor é passar as provas de uma vertente classificatória/eliminatória para uma perspectiva construtivista.

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