Edição V. 17, Ed. 23 - 28/11/2017
A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades
Cidadania e ComportamentoExistem leis que beneficiam presos que estudam com a redução da pena; isso não garante, entretanto, que as condições de estudo sejam adequadas; há problemas com os agentes penitenciários e falta de estrutura das escolas instaladas dentro de penitenciárias – aqui se relatam experiências num presídio feminino em Belo Horizonte.
Leia este artigoPibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades
Educação FísicaEste estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.
Leia este artigoDiscovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.
Leia este artigoProva: instrumento avaliativo antigo, mas abordado em uma perspectiva construtivista
Formação de ProfessoresAs provas são consideradas instrumentos confiáveis, especialmente quando seu objetivo é quantificar os melhores e os mais preparados – incluindo aí os concursos para o mercado de trabalho. O melhor é passar as provas de uma vertente classificatória/eliminatória para uma perspectiva construtivista.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."