Edição V. 17, Ed. 23 - 28/11/2017
A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades
Cidadania e ComportamentoExistem leis que beneficiam presos que estudam com a redução da pena; isso não garante, entretanto, que as condições de estudo sejam adequadas; há problemas com os agentes penitenciários e falta de estrutura das escolas instaladas dentro de penitenciárias – aqui se relatam experiências num presídio feminino em Belo Horizonte.
Leia este artigoPibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades
Educação FísicaEste estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.
Leia este artigoDiscovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.
Leia este artigoProva: instrumento avaliativo antigo, mas abordado em uma perspectiva construtivista
Formação de ProfessoresAs provas são consideradas instrumentos confiáveis, especialmente quando seu objetivo é quantificar os melhores e os mais preparados – incluindo aí os concursos para o mercado de trabalho. O melhor é passar as provas de uma vertente classificatória/eliminatória para uma perspectiva construtivista.
Leia este artigoEducação e pandemia
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Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."