Edição V. 17, Ed. 5 - 07/03/2017
Os desafios no processo de alfabetização de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAlfabetizar é um dos processos mais marcantes na Educação Básica; alfabetizar uma criança surda é mais marcante ainda, porque ela confirma o bilinguismo que deverá vivenciar sempre, combinando Libras e a língua portuguesa. Por isso é essencial a qualidade da formação de docentes e profissionais para atender a essas pessoas.
Leia este artigoConstruindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e ComportamentoCom base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Leia este artigoPromovendo ensino com investigação: aulas práticas de Ciências usando avaliações microscópicas do sêmen
Biologia e BiociênciasO sêmen pode ser um ótimo material para aulas práticas de laboratório de Ciências, pois, além de estudar os aspectos práticos e fisiológicos dele, permite que outros temas como genética e educação sexual sejam discutidos em sala.
Leia este artigoUma reflexão sobre o ensino de combinatória usando modelagem matemática
MatemáticaUm caminho alternativo para o ensino de combinatória no Ensino Médio sugere o uso da modelagem matemática, pois gera vantagens no processo de resolução. Entretanto, isso requer a formalização de alguns elementos teóricos.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."