Edição V. 18, Ed. 11 - 05/06/2018
A cidade como espaço educativo: crônica de uma experiência
Outras Mais EspecíficasTemos muito a aprender com visitas a pontos de uma cidade. O museu carrega uma memória, educa, pela possibilidade de relacionar o passado a uma estrutura que perdura até os nossos dias. Cada artefato ensina sobre um mundo possível, sobre práticas e vivências, por isso é fundamental visualizar a cidade de outra forma, andando pelas ruas, frequentando museus, ocupando os espaços e estranhando o cotidiano.
Leia este artigoPráticas educacionais voltadas ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
Língua Portuguesa e LiteraturaO exame de livros didáticos mostra que abordagem dada a poemas não contribui para a aprendizagem da língua materna; além disso, não colaboram para a formação de alunos que percebam as sutilezas das construções literárias, pela pouca quantidade de obras apresentadas e pelas atividades propostas para análise dessas obras.
Leia este artigoClassificações do livro ágrafo e a sua leitura
Educação ArtísticaA simultaneidade entre ambientes materiais e ambientes virtuais tem sua equivalência às dimensões tangíveis (estéticas) e intangíveis (históricas, semióticas, teleológicas) do livro ágrafo. É possível fazer uma classificação taxonômica desse tipo de livro tomando características como conjunto de sinais capazes de indicar categorias, como livros de imagem e livros de artista, suas relações, classificações e subcategorias relacionadas ao processo criativo.
Leia este artigoProdução de jogos como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e Meio Ambiente
GeografiaUma atividade lúdica pode tornar a aula mais interessante e atrativa, além de facilitar a aprendizagem. Jogos educativos são bons auxiliares se forem trabalhados de forma correta e objetiva e devem ter sentido para o aluno,fazer relação com seu dia a dia, apresentar fatos concretos, observáveis e mensuráveis e relacionar-se com o conteúdo exposto em sala de aula.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."