Edição V. 18, Ed. 17 - 28/08/2018
Educação presencial mediada por tecnologias com estratégia b-learning e aprendizagem ativa no Ensino Técnico
Educação a Distância e Formação de ProfessoresA aprendizagem ativa é baseada na motivação e participação do aluno como protagonista de seu aprendizado. Ao mesclar tecnologias da educação a distância (EaD) ao ensino presencial, o b-learning (ou ensino híbrido) atua como estratégia de aprendizagem ativa. Experiência com o b-learning realizada numa escola técnica da Faetec usa essa estratégia de ensino-aprendizagem em uma escola pública.
Leia este artigoEnsino de Astronomia: uma aplicação do AstroRummikub no Ensino Fundamental
FísicaEste trabalho analisa possibilidades do uso do jogo AstroRummikub para a compreensão do Sistema Solar e a ordem de distância dos astros em relação ao Sol em aulas de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa mostram que o jogo ajudou na compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado, comprovando que a utilização do lúdico pode auxiliar o processo de aprendizagem; o jogo é apenas uma ferramenta de ensino.
Leia este artigoInclusão e Ensino Técnico: estratégias pedagógicas no Ensino Médio Integrado
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA inclusão deve ser feita também com foco na elaboração de recursos pedagógicos adaptados no curso técnico. Para tanto, foram criadas estratégias para a preparação de instrumentos de medição adaptados ao curso técnico visando à inclusão de alunos com deficiência visual nesse segmento e a adequação de ambientes e materiais didáticos para o ensino desse público.
Leia este artigoProdução de material didático para alunos com deficiência visual: experiências nos anos iniciais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresProfessores do Instituto Benjamin Constant buscaram, a partir do registro da construção de materiais didáticos em 3D e da aplicação deles à prática pedagógica, identificar as possibilidades de aprendizado pelo aluno com deficiência visual, registrando as descobertas e aprimorando o material para futuras experiências e outras práticas pedagógicas, auxiliando outros professores em diferentes contextos e cotidianos escolares.
Leia este artigoProjeto Social Jogabem
Educação FísicaO esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.
Leia este artigoI Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores
Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."