Edição V. 18, Ed. 24 - 27/11/2018

A produção de subjetividades pelo uso da internet e suas implicações no processo de aprendizagem

Computação e Tecnologias

O homem tem produzido subjetividades, pois seu aprendizado o levou a destacar-se dos outros animais, levando-o a usar o raciocínio para criar, aprender e se adaptar ao ambiente em que vive, influindo e sendo influído pelo meio, dominando técnicas e criando tecnologias e aprendendo a utilizá-las em seu benefício e em benefício do seu grupo. A imprensa possibilitou a produção e o desenvolvimento da informação e do conhecimento, interferindo na subjetivação do ser humano, valorizando a experiência individual.

Leia este artigo

O ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: desafios e potencialidades segundo o projeto político-pedagógico e a visão docente

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

É essencial garantir uma Educação Especial Inclusiva que seja realizada por meio de ações como a adaptação curricular e metodológica com técnicas e recursos específicos para receber os alunos de acordo com suas necessidades, em que o professor seja capacitado. Este projeto investiga o ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, com ênfase em seus desafios e potencialidades.

Leia este artigo

A formação do profissional da biblioteca, o leitor e o prazer da leitura: o que fazer?

Formação de Professores

É fundamental que as bibliotecas escolares sejam espaços em que profissionais responsáveis tenham formação adequada e capacitação para mediar o processo de aprendizagem realizado nas salas de aula; o que a pesquisa encontrou em Porto Velho/RO são espaços que não oferecem acesso e bons acervos aos estudantes e pessoas que não têm interesse em discutir a questão da leitura.

Leia este artigo

Educação no Povoado Quixaba em Glória/BA

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como aconteceu a evolução da educação no Povoado Quixaba, identificando suas características, com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas, entre outros métodos. É importante conhecer a história da educação em contexto local e/ou nacional, desde que ela nos instigue a conservar o que há de bom e corrigir o que há de errado.

Leia este artigo

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Vamos tratar dos temas EAD, Gamificação e Ensino Híbrido

Canal no YOUTUBE: Acesse aqui

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Seminário Virtual Internacional do Grupo Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco