Edição V. 18, Ed. 3 - 06/02/2018

A subnotificação de doenças e agravo à saúde dos profissionais da educação: uma análise do caso do magistério público do Distrito Federal

Saúde

A existência de subnotificação de acometimentos lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e transtornos mentais em docentes do Distrito Federal significa violação do direito à saúde do cidadão e à qualidade da Educação, com ausência de monitoramento e risco de agravo à saúde do trabalhador.

Leia este artigo

A visão dos intérpretes de libras sobre a inclusão de alunos surdos em eventos de divulgação científica na escola

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares provoca sempre apreensão, pelas necessidades especiais que eles demandam. Nesta pesquisa, fica claro, pela informação vinda dos seus intérpretes de Libras, que o uso de elementos imagéticos contribui para o entendimento deles do que está sendo apresentado e provoca mesmo o interesse pelo protagonismo e a construção do seu conhecimento.

Leia este artigo

Movimentos revolucionários na América Latina

História

Após a Segunda Guerra Mundial, as disputas geopolíticas provocaram a implantação de diversos regimes ditatoriais, especialmente na América Latina; foram vários os governos – em países centrais e periféricos – que adotaram o neoliberalismo econômico para enfrentar a forte recessão e combater os movimentos sociais emergentes.

Leia este artigo

As artes cênicas nas brincadeiras populares cantadas pelo Mestre Tadeu

Educação Artística

Nosso rico folclore é dotado das mais variadas manifestações; as brincadeiras populares são exemplos de musicalidade, representação cênica, jogo cooperativo e trabalho em equipe. No universo escolar, os aspectos relacionados ao folclore são apresentados como possibilidade de ações práticas que estimulam a manifestação das mais variadas áreas de nossa cultura popular.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco