Edição V. 19, Ed. 1 - 08/01/2019

A formação docente para a EJA: uma questão ainda não resolvida

Formação de Professores

Este trabalho é fruto de pesquisa de campo e bibliográfica sobre formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos, com questionários semiestruturados com professores e alunos da EJA sobre a importância da formação docente para atuar nessa modalidade. Também foram aplicados questionários socioeconômicos para se ter uma ideia da clientela da EJA. Os professores que atuam na EJA não possuem qualquer formação para atuar nessa modalidade de ensino; a metodologia e os conteúdos são os mesmos trabalhados nas classes regulares da educação básica.

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Multiculturalismo e suas implicações na educação

Formação de Professores

Os novos paradigmas socioeducacionais são permeados por práticas que retratam o contexto histórico. Os desafios, os encontros e desencontros da educação da atualidade são pontos de partida de uma práxis pedagógica em que professores e alunos sentem a necessidade de um eixo de interseção no qual a aprendizagem afetiva e efetiva aconteçam no espaço educacional e transmutem essa dimensão, sendo incorporadas ao cotidiano de cada indivíduo.

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Refletindo sobre o sistema de cotas no Rio de Janeiro como acesso à universidade pública

Formação de Professores e Política Educacional

Há defensores e adversários das políticas de cota em vigor no Brasil, ambos os grupos com seus argumentos. Sabe-se, entretanto, que esse sistema não resolve o problema estrutural da Educação no Brasil; procura amenizá-lo, além de reduzir os abismos sociais que nossa sociedade apresenta.

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Empatia, exigência do mundo atual

Comunicação

Com origem no termo em grego empatheia, que significava paixão, a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

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O Centro de Educação Infantil pelo olhar das crianças

Formação de Professores

A criança é um sujeito histórico e social, produtor de cultura, que interage socialmente com os outros por meio de diversas linguagens. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) as crianças são protagonistas; precisam ser escutadas, pois fazem parte desse laboratório e possuem um olhar diferente que precisa ser valorizado. Ali são realizadas atividades de conversação, de fotografia, de desenho, de leitura de imagens e narrativas. O que notamos é que as crianças gostam do CEI e se sentem felizes e acolhidas.

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