Edição V. 19, Ed. 4 - 19/02/2019
Abordagem do tema sexualidade no ambiente escolar
SaúdeO ambiente escolar deve proporcionar o acesso a informações atualizadas sobre sexualidade e comportamentos sexuais, contornando divergências entre pais e filhos e educadores e educandos nessas questões. O diálogo ou a educação entre pares são os melhores caminhos para abordar esses temas, a fim de auxiliar no processo de formação e de tomada de decisão do estudante.
Leia este artigoBiologia e Geografia em foco: a interdisciplinaridade como investigação da interface entre teoria e prática além dos muros da escola
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia e Instituição Escola
A fim de identificar as principais dificuldades da efetivação da interdisciplinaridade nas salas de aula brasileiras pela literatura, foi feita revisão integrativa para identificar as causas da resistência dos professores quanto à abordagem interdisciplinar, em função de turmas com excessivo número de alunos e insegurança; o despreparo do professor dificulta a integração das diversas disciplinas devido à fragmentação de sua formação.
Leia este artigoO impacto da estrutura familiar sobre o desenvolvimento educacional do adolescente
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula
A família tem papel fundamental no desenvolvimento do adolescente; não há possibilidade de considerar apenas a função da instituição escola nesse momento. Por isso, a integração e a boa parceria entre esses dois elementos sociais – família e escola – são essenciais para a formação e o desenvolvimento desse educando como pessoa e como cidadão.
Leia este artigoO direito à educação: o princípio da igualdade e a efetividade das ações afirmativas
Direito, Avaliação e Política Educacional
Este artigo tem como objetivo demonstrar a efetividade das políticas públicas no acesso e permanência no Ensino Superior, no que tange às ações governamentais nas universidades públicas federais. Pesquisaram-se fundamentos que seriam as bases para justificar a propositura de ações afirmativas dentro do contexto educacional relativo ao nível superior de educação, trazendo para seara da discussão princípios, conceitos, reflexões. A proposta desse artigo foi examinar os efeitos do sistema de ações afirmativas dentro das universidades públicas federais e como ele deve ser revisto principalmente no que diz respeito à permanência dos discentes e suas reais condições perante o princípio da igualdade dentro do direito social à educação.
Leia este artigoFiltrando a responsabilidade ambiental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Biologia e Biociências, Geologia, Química, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos
O filtro de óleo lubrificante é uma peça necessária para manter o bom funcionamento do motor de veículo. Existe legislação que preconiza a logística reversa; os fabricantes devem realizar coleta e tratamento desse tipo de resíduo, mas a maioria das oficinas mecânicas e postos de gasolina desconhece essas normas e o filtro é descartado juntamente com o lixo comum, causando poluição no solo, na água e doenças graves. Este projeto incentiva o trabalho, crescimento econômico inclusivo e sustentável, incentivando fabricantes, comerciantes e clientes a usar a fitorremediação, uma técnica que pode ser utilizada para reverter esse quadro e reduzir o surgimento de doenças oriundas do consumo de alimento e água contaminados por metais presentes no óleo lubrificante.
Leia este artigoI Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores
Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."