Edição V. 19, Ed. 7 - 09/04/2019

O nitrogênio nosso de cada dia

Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Química

O nitrogênio é essencial ao dia a dia da alimentação, na produção de verduras, legumes, leites e seus derivados. O que pouco se comenta é que a possibilidade de sua utilização em larga escala só nasceu no decorrer da Primeira Guerra Mundial, ao ser descoberta uma forma de síntese da amônia a partir do nitrogênio da atmosfera.

Leia este artigo

Consumo de drogas lícitas e ilícitas entre jovens nas escolas da cidade de Antônio Martins-RN

Saúde, Antropologia, Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Esta atividade objetiva esclarecer e conscientizar os alunos das escolas públicas de Antônio Martins-RN quanto aos males causados pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Os contextos apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco e outras substâncias, principalmente o crack, a droga que vem trazendo maiores prejuízos à vida dos jovens e adolescentes e suas famílias, principalmente pelos seus efeitos devastadores, principalmente junto a pessoas das classes populares.

Leia este artigo

Aplicativo para dispositivos móveis no ensino de Geometria Plana

Computação e Tecnologias e Matemática

Diante das dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Plana, do avanço tecnológico refletido nos últimos tempos e do crescente número de pessoas que aderem à internet como fonte de pesquisa, foi construído um aplicativo para dispositivos móveis sobre triângulos e suas propriedades de forma a favorecer o ensino; ele reúne materiais de qualidade acerca do tema, propiciando ganho de tempo e segurança quanto à confiabilidade das informações. Foi feita uma pesquisa com 26 alunos, e o projeto obteve aprovação e se mostrou importante como fonte de estudos por jovens da Educação Básica.

Leia este artigo

A importância do incentivo à pesquisa para o ensino de Química

Química, História e Formação de Professores

Este estudo tem como objetivo trazer contribuições teóricas sobre a história das descobertas no campo da Química e sobre a importância do professor que desenvolve no aluno a vontade de buscar o conhecimento. O incentivo à pesquisa educacional tem forte influência no processo de ensino e aprendizagem de Química. Para que o ensino de Química possa ser mais eficiente, é importante que o professor esteja cada vez mais compromissado com a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Leia este artigo

Arte-educação como ferramenta de conscientização patrimonial

Espaços Urbanos e Política Cultural

Tomando por base uma pesquisa junto a moradores e usuários do Centro Histórico de Cuiabá, é possível perceber que educação, arte e arte-educação podem ser chaves para a construção de uma consciência patrimonial e cultural, pois possibilitam que o indivíduo desenvolva maior percepção do significado e da historicidade existentes nos bens patrimoniais e no Centro Histórico.

Leia este artigo

Mostra de Física de Partículas no 3º ano do Ensino Médio: um incentivo ao protagonismo do aluno

Física

É importante que temas de Física Moderna sejam trabalhados no Ensino Médio, por propiciar ao aluno melhor entendimento do mundo que o cerca e contextualizar a Física. A área de Física de partículas é uma das mais promissoras para o século XXI e suas descobertas são sempre notícia. O objetivo do trabalho foi introduzir conhecimentos de estrutura da matéria para abordar aos conceitos discutidos no curso de Eletricidade no 3o ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em grupos que pesquisaram, elaboram ideias e apresentaram seus trabalhos, procurando proporcionar compreensão dos assuntos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco