Edição V. 20, Ed. 21 - 09/06/2020
Um olhar sobre o currículo inclusivo para além dos aspectos burocráticos
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo propõe-se a realizar uma análise acerca do currículo escolar destinado ao campo da Educação Inclusiva, trazendo uma revisão bibliográfica acerca da temática da Educação Inclusiva no Brasil, dentre alguns dispositivos legais que sustentam a modalidade, de modo a contrastar as suas aplicabilidades com o que acontece efetivamente. Apresenta-se como objetivo deste artigo registrar que incluir o deficiente no contexto educacional não deve ser encarado de forma burocrática, tampouco um privilégio. A presente pesquisa encontra-se em fase introdutória, uma vez que o desejo maior é fazê-la solidificar-se e poder contribuir com a melhoria do ensino. O artigo elucida citações de autores que possuem a Educação Inclusiva como temática para suas publicações, bem como leis e demais mecanismos legais que embasam a educação nacional. Aponta-se, inicialmente, que a formação docente adequada é meio fundamental para que a inclusão aconteça na prática e os direitos das pessoas com deficiência sejam assegurados no âmbito escolar e não apenas sejam vistos como formas burocráticas de fazer cumprir as leis que garantem a Educação Inclusiva no Brasil.
Leia este artigoA Numismática na Educação: utilização de moedas como documento histórico na sala de aula
HistóriaO presente artigo tem como objetivo demonstrar como o estudo das moedas, a Numismática, pode servir para repensar as práticas pedagógicas no atual contexto educacional. Este estudo científico das moedas e cédulas, apesar de ser pouco explorado no Brasil, pode ser importante ferramenta para compreender a mobilização de símbolos por parte do Estado em prol da construção da identidade nacional. A mediação do professor baseada na escolha de fontes e a preparação de aula alinhada ao currículo podem favorecer a construção do sentimento de pertencimento e cidadania no aluno.
Leia este artigoResenha do livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”
Política EducacionalNesta resenha analítica, o livro “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024” analisa a formulação da Base Comum, as práticas utilizadas e o contexto em que foi aprovada, a fim de caracterizá-la como uma contrarreforma da Educação, ainda que não identificando o projeto de educação que representa, e não respeitando a diversidade de currículos necessária para respeitar os contextos em que estão inseridas as diferentes escolas.
Leia este artigoO ensino de Geografia e as relações étnico-raciais na escola
Antropologia, Geografia e Cidadania e ComportamentoUma aula de Geografia ministrada por licenciandas do Pibid levou à discussão sobre questões sociais e raciais junto a alunos de uma escola pública estadual em Juiz de Fora/MG, provocada por a assistência a um filme que tem o racismo como tema. Essa experiência mostra que a escola é um lugar privilegiado para a discussão da questão do preconceito em todas as suas facetas.
Leia este artigoOs reflexos da ação humana sobre o território do Município de Guamaré/RN: as exigências de uma economia globalizante
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia e Espaços UrbanosO estudo, de caráter reflexivo, é fruto de pesquisas no campo da Geografia regional no interior do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente, no município de Guamaré. Devido ao aumento populacional, o território analisado demonstra grandes mudanças em sua natureza espacial e de caráter social. O propósito do estudo é investigar as alterações dos percursos naturais do município, por meio das atividades pecuária, industrial e de subsistência da população. O estudo fundamenta seus aspectos teóricos sob os pontos de vista de diferentes autores e estudiosos, os quais contribuíram significativamente para a consolidação dos resultados desenvolvidos. A metodologia do estudo fundamenta-se nos aspectos qualitativos, sob as orientações da revisão bibliográfica. O estudo apresenta uma discussão favorável à orientação ecológica do espaço geográfico onde as relações humanas se concretizam, o qual carece de atenção redobrada.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui