Edição V. 6, Ed. 37 - 10/10/2006

Semana de Poesia da TV Escola

No próximo dia 16, a TV Escola, canal do MEC voltado para as escolas públicas de todo o país, dá início à terceira edição da Semana de Poesia. Durante toda a semana - de 16 a 20 deste mês -, o canal irá transmitir duas horas diárias de programação especial, em homenagem ao dia mundial do poeta, comemorado em 20 de outubro.

Leia este artigo

A grande onda que vem do gueto

Cheguei ao "Capão Pecado" por obrigação de ofício. Mas, já andava com alguma pré-informação sobre o livro e seu autor - Ferrez é porta-voz do movimento cultural das comunidades de periferia de São Paulo -, só não esperava que o romance me provocasse o impacto que causou.

Leia este artigo

A Hermenêutica das Vacas

KEN BURNS, na sua série Jazz, conta uma história curiosa sobre Charlie Parker. Para quem não conhece, Parker foi um dos maiores músicos de jazz. Ele redimensionou a forma de tocar swing (desenvolvida por Louis Armstrong) e acrescentou, às suas estruturas melódicas, o aprendizado retirado das audições de Igor Stravinsky. Desconstruindo a linha original das melodias, Parker introduziu um fraseado rápido e improvisado, irrepetível, que orientava caminhos novos e inusitados para a música.

Leia este artigo

O dia em que descobri que nasci professora

Hoje acordei pensando em desistir de ser professora. Sei lá, fazer outra coisa. Chega! Disse para mim mesma quando o relógio despertou: pronto decidi, vou ser secretária, atendente, camelô, qualquer coisa, menos professora. Analisando as minhas opções, a ideia de fazer outra coisa  agrada-me. Já sentiram isso? Vontade de não ser mais professor? Quanta cobrança. Pressão. Trabalho extra. Rouquidão. Alergia. Calos na garganta e nos pés. Tendinite.

Leia este artigo

Aprendiz UOL

Partindo da pergunta de como deveria ser o ensino de direitos humanos na escola, o jornalista Gilberto Dimenstein fundou, em 1997, a ONG Cidade Escola Aprendiz. As experiências nesse campo e no da Educação Comunitária podem ser vistas no portal Aprendiz UOL, que também traz discussões e links de interesse para professores.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco