Edição V. 7, Ed. 28 - 17/07/2007
A última professora
Estamos em 2989 e alguns cientistas, trabalhando nas ruínas de um sítio arqueológico (local outrora conhecido como Jacarepaguá), encontraram uma mandíbula de mulher. Levada ao laboratório, descobriu-se que ela pertencia a uma professora. Não uma professora qualquer, mas provavelmente a última da espécie classificada como de 1º Grau que viveu por volta de 2020 num antigo país chamado Brasil.
Leia este artigoAlípio Freire
Estava escolhendo o poema que eu gostaria de enviar, hoje, aos meus amigos e companheiros, quando abri a caixa postal e encontrei, entre outros, este de Alípio Freire. Ele o enviou sem outro propósito que o de "trocar figurinhas", como se diz. Eu é que, abusado, me identifiquei com o personagem e gostei do ritmo, da escolha das palavras e das metáforas (desculpem, é que assisti, no feriado, ao DVD de "O carteiro e o poeta"). Assim, sem consultá-lo, distribuo o poema de Alípio a tutti quanti tenham acesso a esta mensagem.
Leia este artigoA voz da imagem
A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.
Leia este artigoO colégio João Antônio
Chegando em Bacanaço ainda pego um ônibus de linha, pois o Colégio João Antônio fica no Distrito de Lima, próximo ao Grotão do Reino – uma das maiores favelas da região. O movimento na Estação às 6:30 h da manhã começa a efervescer. Hoje, comprei um saco de cajás maduros assim que saí do trem. Passei rapidamente por guichês cheios e, meio sem noção, recebi das mãos de um ambulante as frutinhas ácidas que mordo agora, diante do computador. Ao abrir a mochila, após todo um dia de trabalho, recebi no rosto aquele sumo cítrico, fermentado como as matérias que apodrecem nos terrenos baldios. Comprei-as num lance de vista, fazendo sinal para o ônibus que me levaria até o meu destino, esquecendo-me completamente delas no interior da bolsa logo que sentei e me deixei levar mais para dentro da zona norte do Rio de Janeiro.
Leia este artigoI Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores
Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."