Edição V. 7, Ed. 41 - 16/10/2007

A presença da figura do professor na MPB

Que a música popular brasileira é uma das mais ricas do mundo, ninguém discute. Em tempos de liberdade e em períodos autoritários; na colônia, na monarquia ou na república; a MPB sempre teve papel marcante na cultura nacional. Com isso, a percepção de mundo de seus artistas torna-se referência para as pessoas que valorizam esses trabalhos.

Leia este artigo

Histedbr - História, Sociedade e Educação no Brasil

Criado pelo grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, o site Navegando na História do Brasil reúne os resultados de vinte anos de pesquisa. Publicado previamente em CD-ROM, o conteúdo está agora disponível na internet, chegando a um grupo mais abrangente de pessoas. Apesar de criado e sediado na Unicamp, o grupo é formado por pesquisadores de pelo menos outras 23 instituições superiores de ensino (veja nos créditos).

Leia este artigo

Sobre a paixão

Deveríamos todos ter, em nossas profissões, a paixão dos astronautas, dos atletas, das mães apaixonadas. E me perguntam o que seria do gari, do ascensorista, do segurança. Seríamos todos limpantes, apertaríamos nossos próprios botões ao dar bom-dia aos médicos, cientistas e artistas que não teriam por profissão apertar botões e dar bons-dias, além do mais nossa segurança moraria na nossa confiança na inteligência do outro.

Leia este artigo

Professor

Alguém um dia se propôs a trabalhar na construção de vidas, estudou Psicologia, Filosofia e as melhores técnicas de comunicação. Passou dias, horas e minutos observando o comportamento de todas as faixas etárias do ser humano.

Leia este artigo

Aos mestres com carinho

Dos filmes que têm como tema a profissão “mestre”, eu destaco cinco com carinho. Cada um, à sua maneira, traz uma peça do quebra-cabeça – sempre incompleto – sobre o significado dessa profissão.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco