Edição V. 7, Ed. 49 - 11/12/2007

Um cara chamado Arístocles

No meu entender as três maiores invenções da humanidade são: a tecnologia de produção do fogo; o corretor automático do Microsoft Word e a rede de dormir (obviamente não nessa ordem porque, afinal, todo mundo sabe que a maior invenção da humanidade é mesmo a rede e só depois, com muita distância, é que aparece o corretor automático do Microsoft Word). Depois de tantos e tantos milênios, a humanidade precisa fazer um apanhado de seus feitos e de suas contribuições; afinal, ela nunca esteve tão perto de um colapso como na atualidade, e as listas das maiores invenções são urgentes, podendo abarcar áreas diversas, como música, monumentos arquitetônicos e conjunto de obras literárias.

Leia este artigo

Eliseu Visconti Website

Criado por Tobias Stourdzé Visconti, o site Eliseu Visconti é a homenagem de um neto a seu avô. Em 2003, após a morte de seu pai, Tobias ficou encarregado da guarda do acervo de Visconti. Em e-mail ao portal, ele declarou que, "como primeiro objetivo do projeto, elegi a elaboração de um site sobre o artista, já que o único livro oficial sobre o pintor, intitulado Eliseu Visconti e Seu Tempo, de Frederico Barata, encontrava-se há muito totalmente esgotado".

Leia este artigo

A filosofia na boca do povo

Esse hermetismo de que tanto acusam a filosofia – pobre dela – por vezes é puro preconceito ou falta de intimidade com essa disciplina cujos textos, na maioria dos casos, exigem mais de duas (três, quatro, cinco, infindáveis) leituras para começar a entendê-los. Mas, se existe mesmo aquela história de inconsciente coletivo de que Jung fala, isso pode explicar o fato de os complexos pensamentos filosóficos caírem de uma hora para outra na boca do povo. Ou são os filósofos que os captam do povo, transformando-os em parte de suas teorias? Como sempre, é a história do ovo e da galinha invadindo o campo filosófico.

Leia este artigo

Projeto transforma escolas de Quatis em galerias de arte

Democratizar as artes plásticas reproduzindo obras de artistas brasileiros, tirando suas obras de dentro das galerias e trazendo-as para os corredores das escolas foi o objetivo do grafiteiro Júlio César Morais ao criar o projeto Meu Brasil brasileiro, em Quatis.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco