Edição V. 8, Ed. 23 - 24/06/2008

As Regências e o Segundo Império no Brasil

A abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, o menor D. Pedro de Alcântara, causou e foi causada por forte pressão, principalmente dos insatisfeitos, muitos das classes dominantes – grandes proprietários dos latifúndios, portanto, donos de terra e escravos; aí deu-se a crise. Eles davam como razão o fato de que as Regências não podiam dissolver o Legislativo.

Leia este artigo

MEC lança Portal do Professor e Banco de Objetos educacionais

Estes são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao seu processo de formação, colocados à disposição pelo MEC a partir do dia 18 de junho. O objetivo é inserir os educadores no ambiente das novas tecnologias (principalmente aqueles que estão longe dos grandes centros). O Portal do Professor faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que prevê instalar 25 mil laboratórios de informática, chegar a 22 mil escolas com banda larga e capacitar cem mil professores ainda este ano.

Leia este artigo

Recicloteca

Nesta época em que a poluição no planeta preocupa até os poderosos, este site traz ótimas e numerosas dicas de como a reciclagem pode ajudar na preservação da Terra, do ar, dos rios... enfim, da vida.

Leia este artigo

O direito de errar

Na tarde de 4 de fevereiro, um bom jornalista dO Globo – que é um jornal respeitado também por seu cuidado com a linguagem que emprega em suas páginas – saiu-se com uma “pérola” na edição que circula na Internet. Falando das mudanças que estão sendo estudadas para serem aplicadas nas provas dos concursos para magistrados, ele escreveu: [essa medida] “será muito bem recebida entre os milhares de estudantes de direito e jovens bacharéus que deixam os bancos das universidades em busca de um concurso público e uma carreira no Judiciário”.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco