Edição V. 8, Ed. 27 - 22/07/2008
É preciso ouvir a voz do professorado
A imagem do professorado da escola pública está desgastada. A cobertura da educação na mídia é o espelho desse desgaste. Uma vez ao ano, no Dia do Professor, os meios de comunicação esforçam-se para mostrar profissionais travestidos de heróis – sempre um exemplo individual de uma pessoa boa e comprometida que não exerce uma profissão, mas sim um sacerdócio.
Leia este artigoCrônica de absurdos
Atualmente tenho pensado muito em como o sistema está sempre querendo te curvar, te dominar de alguma forma – dos mais humildes em todo tipo de informação e recursos básicos aos que têm um pouco mais destas duas pérolas. Ninguém foge das garras terríveis de um sistema político-ideológico de um país subdesenvolvido que desprezou valores da ética através da história. Artistas, escritores, filósofos fazem e lutam como podem, mas há no ar um certo pensamento doentio, parecido com "nós não podemos nada mesmo, eles podem tudo, então... dane-se".
Leia este artigoNicolás Guillén (1902-1989)
Nicolás Guillén nasceu em Camaguey, Cuba, em 10 de julho de 1902, filho do jornalista Nicolás Guillén e de Argelia Batista Arrieta. O pai, tantas vezes evocado pelo poeta, como em Elegia camagueyana, morreu em confronto com soldados durante uma manifestação política em 1917, quando a mãe ficou responsável pela formação dos filhos.
Leia este artigoMatemática é tudo de bom
A Matemática tem sido considerada, ao longo do tempo, uma das disciplinas de mais difícil assimilação por parte dos alunos e vista pelos mesmos como verdadeiro "bicho papão dos exames vestibulares". Perguntamo-nos então: até que ponto a escola colabora para isso? Como poderíamos contribuir no sentido de reverter essa condição, a fim de obter senão bons resultados na disciplina, o que ocorreria a longo prazo, aos menos alunos estimulados para o aprendizado da Matemática? Isto já seria um primeiro passo para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina na escola.
Leia este artigoRevista Nova Escola
A revista Nova Escola, editada pela Fundação Victor Civita (o “braço social” da Editora Abril), é referência nesse segmento há mais de 10 anos, não só pelo fato de ter distribuição nacional e ser encontrada em qualquer jornaleiro, mas também pela qualidade de suas reportagens, bastante atuais.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."