Edição V. 8, Ed. 27 - 22/07/2008

É preciso ouvir a voz do professorado

A imagem do professorado da escola pública está desgastada. A cobertura da educação na mídia é o espelho desse desgaste. Uma vez ao ano, no Dia do Professor, os meios de comunicação esforçam-se para mostrar profissionais travestidos de heróis – sempre um exemplo individual de uma pessoa boa e comprometida que não exerce uma profissão, mas sim um sacerdócio.

Leia este artigo

Crônica de absurdos

Atualmente tenho pensado muito em como o sistema está sempre querendo te curvar, te dominar de alguma forma – dos mais humildes em todo tipo de informação e recursos básicos aos que têm um pouco mais destas duas pérolas. Ninguém foge das garras terríveis de um sistema político-ideológico de um país subdesenvolvido que desprezou valores da ética através da história. Artistas, escritores, filósofos fazem e lutam como podem, mas há no ar um certo pensamento doentio, parecido com "nós não podemos nada mesmo, eles podem tudo, então... dane-se".

Leia este artigo

Nicolás Guillén (1902-1989)

Nicolás Guillén nasceu em Camaguey, Cuba, em 10 de julho de 1902, filho do jornalista Nicolás Guillén e de Argelia Batista Arrieta. O pai, tantas vezes evocado pelo poeta, como em Elegia camagueyana, morreu em confronto com soldados durante uma manifestação política em 1917, quando a mãe ficou responsável pela formação dos filhos.

Leia este artigo

Matemática é tudo de bom

A Matemática tem sido considerada, ao longo do tempo, uma das disciplinas de mais difícil assimilação por parte dos alunos e vista pelos mesmos como verdadeiro "bicho papão dos exames vestibulares". Perguntamo-nos então: até que ponto a escola colabora para isso? Como poderíamos contribuir no sentido de reverter essa condição, a fim de obter senão bons resultados na disciplina, o que ocorreria a longo prazo, aos menos alunos estimulados para o aprendizado da Matemática? Isto já seria um primeiro passo para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina na escola.

Leia este artigo

Revista Nova Escola

A revista Nova Escola, editada pela Fundação Victor Civita (o “braço social” da Editora Abril), é referência nesse segmento há mais de 10 anos, não só pelo fato de ter distribuição nacional e ser encontrada em qualquer jornaleiro, mas também pela qualidade de suas reportagens, bastante atuais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco