Edição V. 8, Ed. 33 - 02/09/2008

Cultura visual e análise de imagens

A iniciação à pesquisa pode acontecer de diversas formas. No caso das artes visuais, a experimentação se confunde com a própria práxis e com o percurso de desenvolvimento do artista; por isso, a pesquisa visual é predominantemente empírica, ou seja, um constante processo de aprendizado através da ação e observação.

Leia este artigo

Da pedagogia da diversidade

Lembro-me de um grande pedagogo inteligente e sincero, em uma dessas reuniões de professores, defendendo a diversidade, a diferença e o entendimento do outro na sala de aula. Discutíamos essa coisa de encontrar o aluno e o professor ideal e, com galhardia, a fala mansa do professor ecoou no ar: “a sala de aula é, por natureza, uma microcena do mundo da vida, é boa a existência da diferença na sala de aula”. Ao dizer isso, apareciam em minha mente os belos escritos do filósofo John Dewey (1859-1952), do pouco conhecido médico e intelectual Ivan Illich (1926-2002) e do grande educador Paulo Freire (1921-1997). Quanta sabedoria nas palavras do meu amigo. Pensemos um pouco sobre essa diversidade no campo da educação, notadamente no que se refere aos principais personagens, coadjuvantes e protagonistas da sala de aula.

Leia este artigo

A importância dos recursos didáticos educacionais

A fim de contribuir para o aprimoramento das aulas, o Portal da Educação Pública está colocando à disposição vários objetos didáticos (animações, ilustrações, figuras) para uso livre dos professores – desde que seja mencionada a fonte. São arquivos digitais em formatos comumente usados nos computadores, sem cobrança de direitos autorais, que abordam diversos conteúdos programáticos da Educação Básica. Você pode utilizá-los direto do link a seguir ou baixá-los para o seu computador.

Leia este artigo

Voto consciente

Diante do menosprezo com a capacidade intelectual dos eleitores, com a qual grande parte dos candidatos parece se afinar, as eleições acabaram se transformando em algo repugnante. Assunto chato, encarado como tarefa burocrática para cumprir o protocolo do voto obrigatório: assim vai se espalhando a ideia de que pouco – ou nada – temos a fazer para mudar o rumo das coisas. Mas como se conformar com essa ideia se somos cerca de 127 milhões de eleitores, entre os quais mais de um milhão e meio são jovens entre 16 e 18 anos que votam por opção? Imagine só as transformações que poderiam acontecer se essa multidão de eleitores resolvesse participar do governo, dando sua opinião e fiscalizando as ações de seus representantes!

Leia este artigo

Educação a distância: palestras

Alberto Tornaghi, mais conhecido por Bebeto, foi coordenador da Extensão do Consórcio Cederj desde sua criação, em 2000, até 2003. Neste encontro, realizado em maio de 2008 no Auditório Milton Santos, na sede da Fundação Cecierj, ele relembra um pouco da experiência que viveu na instituição e comenta como foi planejar e desenvolver um departamento “sem divisórias, de maneira que todo mundo trabalhasse junto, confiando no outro para tirar suas dúvidas, sem vergonha de dizer ‘não sei’. Para isso, eram essenciais os momentos de encontro da equipe, desejo e tempo para interagir”.

Leia este artigo

Pequena morte

As revistas literárias constituem uma importante fonte de diálogo entre escritores e leitores e, pela perspicácia do título, nota-se a qualidade com que esses diálogos se constroem em Pequena morte.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco