Edição V. 9, Ed. 25 - 14/07/2009

Literatura de Cordel para crianças é tema da Flipinha

Continuando a série sobre a Flipinha, iniciada na semana passada com o artigo sobre a conversa com Ruth Rocha, vamos falar de um tema muito interessante e de como apresentá-lo para crianças: a literatura de cordel.

Leia este artigo

Professor sem licenciatura já pode escolher o curso e fazer pré-inscrição

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na terça-feira, 30 de junho, que os professores da educação básica que não têm licenciatura já podem escolher um curso e fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire. São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011. Só para o segundo semestre deste ano são 54 mil vagas em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias.

Leia este artigo

Roda de leitura: perspectivas para a Educação Infantil

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um.

Leia este artigo

Uma nova estética da imagem, segundo Soulages

Em 17 de junho, aconteceu na UFRJ – mais precisamente na Escola de Belas Artes – uma palestra com o professor, pesquisador e escritor François Soulages, da Université Paris 8 / Institut National d’Histoire de l’Art, dentro do colóquio sobre Cooperação universitária e cultural entre o Brasil e a França: a experiência de Paris 8, um dos eventos do Ano da França no Brasil. Soulages, profundo pensador sobre a imagem, abordou o assunto sob a ótica filosófica, com o tema: “Por uma nova estética da imagem“. Aqui estão algumas anotações que fiz.

Leia este artigo

Criança faz arte

O site Criança Faz Arte, criado pela artista plástica Tati Vitsic, é uma boa maneira de os pequenos se aproximarem do mundo das artes. São diversas seções, que trazem jogos, brincadeiras e curiosidades que abrem os portais desse universo mágico para os pequenos. Em Atividades pode-se fazer um quebra-cabeça com pinturas clássicas, imprimir desenhos prontos para colorir, misturar tintas virtualmente e ver as cores que surgem dessa mistura e vários outros jogos, sempre com uma motivação artística por trás.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco