Edição V. 9, Ed. 25 - 14/07/2009
Avaliações microscópicas do sêmen: aulas práticas
Profa. Dra. Isabella de Moura Folhadella
Leia este artigoLiteratura de Cordel para crianças é tema da Flipinha
Continuando a série sobre a Flipinha, iniciada na semana passada com o artigo sobre a conversa com Ruth Rocha, vamos falar de um tema muito interessante e de como apresentá-lo para crianças: a literatura de cordel.
Leia este artigoProfessor sem licenciatura já pode escolher o curso e fazer pré-inscrição
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na terça-feira, 30 de junho, que os professores da educação básica que não têm licenciatura já podem escolher um curso e fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire. São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011. Só para o segundo semestre deste ano são 54 mil vagas em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias.
Leia este artigoRoda de leitura: perspectivas para a Educação Infantil
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um.
Leia este artigoUma nova estética da imagem, segundo Soulages
Em 17 de junho, aconteceu na UFRJ – mais precisamente na Escola de Belas Artes – uma palestra com o professor, pesquisador e escritor François Soulages, da Université Paris 8 / Institut National d’Histoire de l’Art, dentro do colóquio sobre Cooperação universitária e cultural entre o Brasil e a França: a experiência de Paris 8, um dos eventos do Ano da França no Brasil. Soulages, profundo pensador sobre a imagem, abordou o assunto sob a ótica filosófica, com o tema: “Por uma nova estética da imagem“. Aqui estão algumas anotações que fiz.
Leia este artigoCriança faz arte
O site Criança Faz Arte, criado pela artista plástica Tati Vitsic, é uma boa maneira de os pequenos se aproximarem do mundo das artes. São diversas seções, que trazem jogos, brincadeiras e curiosidades que abrem os portais desse universo mágico para os pequenos. Em Atividades pode-se fazer um quebra-cabeça com pinturas clássicas, imprimir desenhos prontos para colorir, misturar tintas virtualmente e ver as cores que surgem dessa mistura e vários outros jogos, sempre com uma motivação artística por trás.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui