Edição V. 9, Ed. 34 - 15/09/2009
60 segundos
O tempo é uma dimensão pitoresca, pois ele pode ser percebido conforme o gosto do freguês. Se a experiência é boa, o tempo voa. Se ela é desprazerosa, dura uma eternidade. Para o jovem, custa a passar. Para o idoso, anda a galope. Tempo de trabalho para a aposentadoria, então, nem se fale. Para aquele que labuta e não gosta do que faz, diz-se comumente: “Dá dez da noite, mas não chega o fim da tarde”. Quem dormiu tarde (sem contar o porre da noite anterior) e precisa madrugar para enfrentar o cabo do guatambu: que sina! O tempo é, pois, muito, pouco, bom, ruim, marcante, insignificante, coerente, insensato...
Leia este artigoViolência na Educação: quando o alvo é o professor
Nos dias atuais, um dos problemas que tem atingido o sistema escolar brasileiro diz respeito à violência e como esta vem ultrapassando os muros de nossas escolas e se alojando nas salas de aulas, onde professores tentam conviver da melhor forma possível com o medo e com a insegurança.
Leia este artigoO professor na Bienal do Livro
A Bienal do Livro no Rio de Janeiro vai até o dia 20, no Riocentro. São dias de atividades voltadas à literatura, poesia, educação, música e outras áreas que atingem o público infantil, adolescente e adulto. A organização do evento incentiva a visita dos professores, que não precisam pagar a entrada, desde que comprovem sua condição de docentes. Para saber que documentos levar para ingressar gratuitamente na bienal, bem como outras informações, acesse este link.
Leia este artigoO professor como produtor: o caso da leitura em sala de aula
Você já parou para pensar que todo professor é também um produtor? Nossas aulas, os textos e exemplos escolhidos são a nossa produção cultural. O professor é produtor de um discurso que, segundo Walter Benjamin, pode ser aurático ou alegórico.
Leia este artigoUma experiência com modelagem na educação de jovens e adultos
Este texto pretende relatar uma experiência de modelagem matemática numa turma formada por jovens e adultos do Colégio Municipal Oscar Pereira de Magalhães, no município de Terra Nova (BA), a fim de que sirva de análise e motivação para professores de Matemática trabalharem a modelagem, na intenção de unir o conhecimento matemático às relações encontradas no dia a dia.
Leia este artigoCézanne: A sensação visual ao nível da consciência
Considerado por muitos o pai da pintura moderna ou o artista que realizou o impressionismo integral (Argan, 1992, p. 111), Cézanne construiu uma linguagem que ampliou o horizonte da pesquisa impressionista inicial, mas também a contrariou em muitos de seus dogmas.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."