Projeto Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
Adriana Oliveira Bernardes
Professora da rede estadual de ensino, tutora presencial do polo Cederj Nova Friburgo; mestre em Ensino de Ciências (UENF)
Em 2013 foi iniciado no Colégio Estadual Canadá, de Nova Friburgo, o Projeto Ensino Médio Inovador - Proemi, que oferece ensino em tempo integral aos alunos, com disciplinas diferenciadas, além das que constam no ensino regular.
Projeto de Vida, Iniciação Científica e Letramento são algumas delas, associadas a um trabalho socioafetivo com o aluno.
Após um período de adaptação, já que é uma proposta inovadora, obtivemos êxito com o projeto que vem se destacando na cidade de Nova Friburgo.
Apresentaremos, então, uma série de artigos de professores do Proemi do Colégio Estadual Canadá com reflexões sobre o projeto e práticas bem-sucedidas realizadas em sala de aula no contexto do projeto.
Começamos com a publicação do artigo do professor Enock Peixoto: A leitura, a escrita e audições críticas no Ensino Médio Integral; a seguir, será a vez do artigo do professor Fernando Nunes: Os desafios da significância no Ensino Médio Integral e Filosofia na sala de aula de Física, escrito por mim; e finalizando serão publicados: A escola e a ideologia de gênero, do professor Marlon de Oliveira, e Reflexões Filosóficas sobre o Proemi, do professor César Lapa.
Aguardamos seus comentários!
Boa leitura a todos!
Artigos da série Refletindo sobre o Proemi
- Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
- Filosofia na sala de aula de Física: do mito a filosofia, elaboração de uma sequência didática no âmbito do Proemi
- Os desafios da significância do ensino em escola pública de tempo integral: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
- Cartas para a cidade: intervindo na realidade urbana com caneta e papel
- A Filosofia no ProEMI encontra o pensamento radical
- O protagonismo juvenil e as aulas de História: uma necessidade frente aos desafios dos tempos atuais
- A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
- Ciência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do ProEMI
- Herschel, do cientista ao telescópio: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Publicado em 01 de março de 2016
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.