Projeto Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá

Adriana Oliveira Bernardes

Professora da rede estadual de ensino, tutora presencial do polo Cederj Nova Friburgo; mestre em Ensino de Ciências (UENF)

Em 2013 foi iniciado no Colégio Estadual Canadá, de Nova Friburgo, o Projeto Ensino Médio Inovador - Proemi, que oferece ensino em tempo integral aos alunos, com disciplinas diferenciadas, além das que constam no ensino regular.

Projeto de Vida, Iniciação Científica e Letramento são algumas delas, associadas a um trabalho socioafetivo com o aluno.

Após um período de adaptação, já que é uma proposta inovadora, obtivemos êxito com o projeto que vem se destacando na cidade de Nova Friburgo.

Apresentaremos, então, uma série de artigos de professores do Proemi do Colégio Estadual Canadá com reflexões sobre o projeto e práticas bem-sucedidas realizadas em sala de aula no contexto do projeto.

Começamos com a publicação do artigo do professor Enock Peixoto: A leitura, a escrita e audições críticas no Ensino Médio Integral; a seguir, será a vez do artigo do professor Fernando Nunes: Os desafios da significância no Ensino Médio Integral e Filosofia na sala de aula de Física, escrito por mim; e finalizando serão publicados: A escola e a ideologia de gênero, do professor Marlon de Oliveira, e Reflexões Filosóficas sobre o Proemi, do professor César Lapa.

Aguardamos seus comentários!

Boa leitura a todos!