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A cultura local no contexto escolar: prática pedagógica interdisciplinar possível
Formação de Professores

Objetiva-se, por meio deste estudo, promover um diálogo interdisciplinar sobre os segmentos sociais presentes na feira livre local de Xique-Xique, numa proposta pedagógica interdisciplinar que busca destacar o seu papel na construção identitária dos sujeitos que constroem a feira, bem como a sua representação histórica, tradição cultural e formas de transmissão, ao longo da cultura local, dentro do contexto de sala de aula de escolas com o Ensino Fundamental II, especificamente nos anos finais (8º e 9º anos).

A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho é oriundo de um projeto final de estágio cuja proposta era estudar o raciocínio lógico com uma abordagem multidisciplinar unindo Matemática, Artes, História e Português. O trabalho foi realizado em 2022, sob o título Projeto Multidisciplinaridade da Etnomatemática, com o estudo lúdico de três jogos culturalmente ricos: Jogo da Onça, Tangram e Mancala, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição pública municipal de Caruaru/PE. A proposta culminou no desenvolvimento de uma oficina de jogos criada pelos estudantes e apresentada para outras turmas da escola.

A carta de Caminha: comentários

A carta de Caminha - o mais minucioso e importante documento relacionado à viagem da esquadra de Cabral ao Brasil - foi publicada pela primeira vez apenas em 1817, mais de trezentos anos após haver sido redigida, como parte do livro Corografia Brasílica..., de autoria de Manuel Aires do Casal . Isto significa que, até essa época, a história contada sobre a viagem de 1500 foi substancialmente diversa da narrada depois. A carta de Caminha contém informações e pormenores sobre a viagem até o Brasil e a estadia nesse país inexistentes nas outras fontes conhecidas.

Pré-escola: reflexões sobre sua atual função sob o olhar de educadores
Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo objetiva refletir o histórico da pré-escola e sua função atualmente, suas contribuições para as crianças e o papel do educador. A metodologia engloba estudos de pesquisas sobre a instituição e documentos voltados a ela, além de pesquisa empírica realizada por meio de entrevista semiestruturada com quatro educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados a partir do conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram que, apesar da presença de concepções antigas, há avanços importantes quanto à função pedagógica da instituição, reconhecimento da criança e suas especificidades.

Dislexia: apontamentos e reflexões
Educação Especial e Inclusiva

Com o aumento do número de crianças com necessidades educacionais especiais, incluindo disléxicas, é necessária a atenção primordial de gestores e professores em relação a elas, de modo a conduzir o processo educativo de maneira a contribuir para que elas construam seu conhecimento da melhor maneira possível.

Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"
Educação Infantil

O brincar é a principal atividade das crianças e os ambientes educacionais infantis devem oferecer um lugar seguro, prazeroso e principalmente lúdico para que a criança se desenvolva de forma integral. Este trabalho propõe uma análise de sequências didáticas presentes na coleção Cadê? Achou!, livro destinado a professores do segmento creche. O objetivo é observar como as obras literárias utilizam as brincadeiras para enriquecer o universo das crianças. Como resultado da análise, notou-se que a coleção apresentou poucos momentos de utilização da literatura infantil, tendo maior foco nas brincadeiras.

Ferreira Gullar e o 1968

O livro de poemas A luta corporal (1954) marcou o diálogo mais estreito entre Ferreira Gullar e os movimentos de vanguarda, com a decorrente participação no Concretismo e a posterior criação do Neoconcretismo. Nos anos 60, a produção do poeta foi intensamente afetada pela agitação política daquele período. A busca por uma construção estética mais rigorosa deu lugar a uma linguagem que privilegiava a comunicação direta.

Um laboratório de Biologia em casa: simulando a ação da enzima catalase na batata
Biologia e Biociências e Química

A Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.

Aprendizagem por investigação como ferramenta metodológica para a des/re-construção de narrativas equivocadas
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência busca oferecer reflexões sobre a importância de estimular o trabalho pedagógico tomando por base o desenvolvimento da capacidade de investigação dos alunos da Educação Básica, a fim de tensionar as narrativas sócio-históricas equivocadas que impactam as relações construídas no espaço geográfico. Esse movimento é fruto da releitura das competências estabelecidas para a disciplina de Geografia, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda que haja muitas críticas ao trabalho por competências.