Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Ameaça e reciprocidade: o difícil caminho da negociação

Tenho profundo medo do fenômeno da ameaça. No velho Aurélio, ameaçar significa “pôr em perigo”, “estar em eminência de” fazer algo. Só pelo conceito simples e apavorante que perpassa com naturalidade o senso comum o fenômeno já merece ser revestido de complexidade, seriedade e cuidado.

A educação e os meios de comunicação

Não creio que exista dúvida sobre o importante papel da mídia nos dias atuais. Sabemos de sua importância no campo da socialização de informações, da ressonância em publicidade no que toca ao cenário das políticas públicas, à democratização das informações e à necessidade de liberdade de sua ação no que se refere ao fortalecimento dos pilares da democracia. Não obstante sua importância, a mídia como veículo de informação na educação vem se revestindo, nas últimas décadas, de roupagens constrangedoras, complexas e perigosas.

Diversidade cultural na escola
Educação Infantil

Este estudo analisa trabalhos acadêmicos que abordam a importância e a necessidade de estabelecer a integralização entre a escola e a diversidade social para que os sujeitos em formação não adquiram ou perpetuem preconceitos e discriminações para com os outros e aprendam a respeitar as diferenças de forma a entender que todos são iguais, independente de cultura. Tornou-se extremamente essencial repensar as práticas escolares com a finalidade de se efetivar o conhecimento das diversidades culturais e que se ensine aos alunos a criticidade, a compreensão, a observação.

Leitura nas aulas de Língua Inglesa: acessível, eficaz e prazerosa
Formação de Professores e Língua Estrangeira

Sob a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do conhecimento da Linguística Aplicada, este artigo consiste em diagnosticar alguns motivos que têm levado as aulas de leitura em Língua Inglesa ao insucesso e propor estratégias de melhoria para o desenvolvimento dessa habilidade nas salas de aula.