Edição V. 10, Ed. 31 - 17/08/2010

Ainda bem que temos Hermeto

As cortinas se abriram, os aplausos animados agora chegam aos ouvidos como música, mas eu ainda não estou lá. Só ela está no palco, fazendo percussão com as mãos nas pernas e nos braços, com esse riso lindo e aberto que só ela tem. Só ela. Eu ainda estou aqui na coxia, mas logo entro. É uma beleza, mesmo, ficar vendo Aline cantar e batucar no corpo. Nem sei se entro ou deixo que ela fique mais um pouco assim. Comecei a tocar o flautim daqui de dentro, mesmo. O povo aplaude, que bonito. Ouviram lá de fora. Eu entro, ela me olha sem parar de rir e de cantar. Que alegria, que bonito essa gente ter vindo para nos acompanhar. Que bonita que Aline é. Deixo o flautim na mesa, pego esse apito aqui. Só algumas sopradas, que agora a voz de Aline pede o pandeiro, a música se quebrou no ritmo que o pandeiro gosta de ser tocado.

Leia este artigo

Discurso de José Saramago, na Academia Sueca, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura

O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher. Viviam desta escassez os meus avós maternos, da pequena criação de porcos que, depois do desmame, eram vendidos aos vizinhos da aldeia. Azinhaga de seu nome, na província do Ribatejo.

Leia este artigo

Tecnologias para o ensino de deficientes visuais

São muitos os recursos utilizados hoje no ensino de deficientes visuais no Brasil; alguns velhos conhecidos do universo da deficiência visual e outros vinculados à introdução de tecnologias no ensino: reglete, punção, livro adaptado, livro falado e sistema Dosvox, entre outros.

Leia este artigo

Euler e a natureza dos corpos

Leonhard Euler (1707–1783) é considerado um dos maiores matemáticos do século XVIII, tendo trazido valiosas contribuições à Mecânica, à Óptica e à Astronomia. Após trabalhar na Academia de São Petersburgo, na Rússia, e na Academia de Ciências da Prússia, sediada em Berlim, foi convidado para ser tutor da princesa Anhalt-Dessau, sobrinha de Frederico II, o Grande. Nessa tutoria escreveu mais de 200 cartas à princesa, que mais tarde foram compiladas em um volume intitulado Cartas de Euler sobre diferentes assuntos da Filosofia natural para uma princesa alemã.

Leia este artigo

Conversas com leitores

O que eu queria aprender de verdade não passava nem perto do quadro-negro. O que me interessava – e me interessa até hoje – eram as relações humanas, e tudo de mágico e de trágico que elas representavam numa vida. No caso, a minha vida... A escola era como um país estrangeiro.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco