Edição V. 10, Ed. 32 - 24/08/2010

Violência nas escolas: o desrespeito é inaceitável; a compreensão, fundamental

Para entender e identificar as razões da violência nas escolas, é preciso entender primeiro a sociedade em que ela se encontra. Todos os aspectos, sejam eles históricos, econômicos e culturais, tudo deve ser considerado para que se compreenda um comportamento violento. A miséria, a falta de instrução, a desestrutura familiar, a falta de limites, o excesso de consumo, manifestações de agressividade e injustiça dentro e fora de casa... Essas e outras situações motivam a violência em muitos indivíduos. Por outro lado, há quem use as dificuldades como motivação para uma vida melhor.

Leia este artigo

A voz das mulheres na América Latina

Como a historiografia literária da América confirma, a literatura latino-americana nasceu marginal com respeito às grandes tradições literárias do Ocidente e se apressou a qualificar-se e encontrar direção própria. Sua principal luta foi pela originalidade.

Leia este artigo

Quando a filosofia mudou de... estante?!

Depois do café da manhã, organizo minhas coisas, meus livros espalhados por todos os lados em virtude de uma dissertação de mestrado que nasce aos trancos e solavancos de teclas digitadas. Tudo bem, tudo acertado, sem aula hoje à tarde e sem encomendas de revisão de texto: perfeito para um dia inteiro de escrita! Porém, antes, precisava passar na biblioteca e pegar alguns livros. E, já que não iria à faculdade, resolvi passar na biblioteca municipal, quase ao lado de onde moro.

Leia este artigo

Escolakids

O Escolakids é o canal infantil de um dos maiores sites brasileiros de educação, o Brasil Escola. Seu objetivo é trazer o conteúdo educacional para estudantes do Ensino Fundamental. Além de seções com as disciplinas escolares, traz outras como Datas comemorativas, Jogos, Para pintar, Histórias.

Leia este artigo

Consciência ecológica vital

Você conhece o seu papel na preservação da vida? Não podemos mais ignorar os problemas ecológicos atuais e futuros. E, para aqueles que já possuem algum conhecimento a respeito, não basta apenas saber; é preciso arregaçar as mangas e desenvolver a consciência ecológica, agindo em prol da preservação do que ainda resta na natureza. Um primeiro passo pode ser discutir questões ambientais em sala de aula.

Leia este artigo

Atenção: Submissão de trabalhos

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco