Edição V. 10, Ed. 32 - 24/08/2010
Violência nas escolas: o desrespeito é inaceitável; a compreensão, fundamental
Para entender e identificar as razões da violência nas escolas, é preciso entender primeiro a sociedade em que ela se encontra. Todos os aspectos, sejam eles históricos, econômicos e culturais, tudo deve ser considerado para que se compreenda um comportamento violento. A miséria, a falta de instrução, a desestrutura familiar, a falta de limites, o excesso de consumo, manifestações de agressividade e injustiça dentro e fora de casa... Essas e outras situações motivam a violência em muitos indivíduos. Por outro lado, há quem use as dificuldades como motivação para uma vida melhor.
Leia este artigoA voz das mulheres na América Latina
Como a historiografia literária da América confirma, a literatura latino-americana nasceu marginal com respeito às grandes tradições literárias do Ocidente e se apressou a qualificar-se e encontrar direção própria. Sua principal luta foi pela originalidade.
Leia este artigoQuando a filosofia mudou de... estante?!
Depois do café da manhã, organizo minhas coisas, meus livros espalhados por todos os lados em virtude de uma dissertação de mestrado que nasce aos trancos e solavancos de teclas digitadas. Tudo bem, tudo acertado, sem aula hoje à tarde e sem encomendas de revisão de texto: perfeito para um dia inteiro de escrita! Porém, antes, precisava passar na biblioteca e pegar alguns livros. E, já que não iria à faculdade, resolvi passar na biblioteca municipal, quase ao lado de onde moro.
Leia este artigoEscolakids
O Escolakids é o canal infantil de um dos maiores sites brasileiros de educação, o Brasil Escola. Seu objetivo é trazer o conteúdo educacional para estudantes do Ensino Fundamental. Além de seções com as disciplinas escolares, traz outras como Datas comemorativas, Jogos, Para pintar, Histórias.
Leia este artigoConsciência ecológica vital
Você conhece o seu papel na preservação da vida? Não podemos mais ignorar os problemas ecológicos atuais e futuros. E, para aqueles que já possuem algum conhecimento a respeito, não basta apenas saber; é preciso arregaçar as mangas e desenvolver a consciência ecológica, agindo em prol da preservação do que ainda resta na natureza. Um primeiro passo pode ser discutir questões ambientais em sala de aula.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."