Edição V. 10, Ed. 41 - 09/11/2010
O valor dos experimentos
Da ideia de criar uma página na internet com experimentos de ciências surgiu o pontociência,um portal colaborativo que já recebeu cerca de 500.000 visitas desde 2008. Por meio desse canal, professores e estudantes entusiasmados com o uso de experimentos, dos mais simples aos mais sofisticados, compartilham seus conhecimentos.
Leia este artigoOs meandros e a influência do cinema pós-moderno
Este artigo discute a influência do cinema pós-moderno sobre o espectador, que a cada dia torna-se aficionado por novas estrelas e personagens dessa indústria. O que ocorre nesse cinema é que os filmes lançam tendências e chavões para a cultura de massa. O cinema norte-americano, conhecido por seus altos investimentos e efeitos especiais recorrentes, torna-se o grande foco da discussão. Entretanto, o cinema brasileiro não fica de fora, com a nova onda de Tropa de Elite. Novos heróis estão evidenciados, bem como novos arquétipos da civilização pós-moderna, em que o cinema se preocupa com as bilheterias e a valorização das estrelas e dos filmes de ação.
Leia este artigoMuito além do campo de visão
No último dia 4 de novembro foram exibidas duas sessões especiais de curtas-metragens para deficientes visuais no auditório do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.
Leia este artigoQuímica também se aprende brincando
Em um dos episódios da série de filmes Jornada nas Estrelas, o ser humano é identificado por uma forma de vida alienígena como "unidades de carbono". A frase, apesar de partir de uma realidade fictícia, ilustra uma verdade já comprovada pela ciência. O carbono desempenha papel especial na estrutura da maioria das moléculas do corpo humano: mais de 90% de nossa massa são basicamente carbono, hidrogênio e oxigênio.
Leia este artigoEu, Tamanduá-Mirim
Sou um tamanduá-mirim. Não sei se vocês ligam o nome à pessoa, ou, neste caso, o nome ao tamanduá. Se não, por favor, busquem no Google. Não estou aqui para perder meu tempo ensinando a vocês que um tamanduá-mirim não é exatamente como um tamanduá, principalmente como um tamanduá-bandeira, com aquele seu exuberante traseiro. Sou mirim, não tenho nada de exuberante, mas tenho meu predicados.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."