Edição V. 10, Ed. 41 - 09/11/2010

O valor dos experimentos

Da ideia de criar uma página na internet com experimentos de ciências surgiu o pontociência,um portal colaborativo que já recebeu cerca de 500.000 visitas desde 2008. Por meio desse canal, professores e estudantes entusiasmados com o uso de experimentos, dos mais simples aos mais sofisticados, compartilham seus conhecimentos.

Leia este artigo

Os meandros e a influência do cinema pós-moderno

Este artigo discute a influência do cinema pós-moderno sobre o espectador, que a cada dia torna-se aficionado por novas estrelas e personagens dessa indústria. O que ocorre nesse cinema é que os filmes lançam tendências e chavões para a cultura de massa. O cinema norte-americano, conhecido por seus altos investimentos e efeitos especiais recorrentes, torna-se o grande foco da discussão. Entretanto, o cinema brasileiro não fica de fora, com a nova onda de Tropa de Elite. Novos heróis estão evidenciados, bem como novos arquétipos da civilização pós-moderna, em que o cinema se preocupa com as bilheterias e a valorização das estrelas e dos filmes de ação.

Leia este artigo

Muito além do campo de visão

No último dia 4 de novembro foram exibidas duas sessões especiais de curtas-metragens para deficientes visuais no auditório do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Química também se aprende brincando

Em um dos episódios da série de filmes Jornada nas Estrelas, o ser humano é identificado por uma forma de vida alienígena como "unidades de carbono". A frase, apesar de partir de uma realidade fictícia, ilustra uma verdade já comprovada pela ciência. O carbono desempenha papel especial na estrutura da maioria das moléculas do corpo humano: mais de 90% de nossa massa são basicamente carbono, hidrogênio e oxigênio.

Leia este artigo

Eu, Tamanduá-Mirim

Sou um tamanduá-mirim. Não sei se vocês ligam o nome à pessoa, ou, neste caso, o nome ao tamanduá. Se não, por favor, busquem no Google. Não estou aqui para perder meu tempo ensinando a vocês que um tamanduá-mirim não é exatamente como um tamanduá, principalmente como um tamanduá-bandeira, com aquele seu exuberante traseiro. Sou mirim, não tenho nada de exuberante, mas tenho meu predicados.

Leia este artigo

Educar

Educar Verbo transcendente Ação de mudança Caminho da esperança

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco