Edição V. 10, Ed. 44 - 30/11/2010

Aula de música: Dentro e fora da escola, transformando cidadãos

Você sabia que no segundo semestre de 2011 entrará em vigor a Lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino de Música para o ensino fundamental e o médio das escolas públicas e particulares do Brasil? Porém, o objetivo não é somente a formação de músicos, mas também levar informações sobre a história e a linguagem musical aos estudantes.

Leia este artigo

Mães pós-graduandas agora têm direito à licença-maternidade

A partir de reivindicação feita pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos, foi regulamentada a concessão da licença maternidade às bolsistas.

Leia este artigo

Santos-Dumont e artes plásticas: um olhar sobre o Une soirée au Pré-Catelan

Bem sabemos que “a ação artística humana se encontra espalhada por todo o mundo e pode ser vista como uma tentativa de entender as relações entre os artefatos e as pessoas, ou simplesmente traduzir o olhar do artista sobre sua época” (Machado, 2007, p. 14); mas que tipo de ligação histórica poderíamos supor existir entre aviação e artes plásticas, com especial destaque para a pintura, ou entre o aviador brasileiro e Pai da Aviação Alberto Santos-Dumont e um quadro que retrata uma cena cotidiana da cidade de Paris, na França, no início do século XX?

Leia este artigo

Trabalho e desafio permanentes

Um estudo sobre o coração, realizado pelo Dr. Ary L. Goldberger, professor de medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que há uma relação direta entre a variação dos batimentos cardíacos relacionada à monotonia e à atividade (doença e saúde, respectivamente). Ele apontou a necessidade de as pessoas quebrarem a rotina e se tornarem mais irregulares, contra a ideia de acomodação.

Leia este artigo

Porque o bom gosto se discute

Em discussões que giram em torno do conteúdo educacional e suas relevâncias na grade curricular, alguns debatem e inferem sobre a importância de este conhecimento fazer parte da realidade dos alunos. Estes são, atualmente, influenciados por seus ídolos da televisão, do futebol e da música: a influência da cultura de massa. Gostam de funk, pagode, novela e pulseiras coloridas. São participantes da moda. Entretanto, é preciso, no âmbito escolar, que o aluno conheça novas formas de artes em que o meio não o revela.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco