Edição V. 10, Ed. 6 - 23/02/2010

Caim: o que pode a ficção?

Finalmente, Caim. Finalmente algumas linhas sobre essa última ficção de José Saramago. E o que não é ficção nesta nossa vida tão irreal do dia a dia? Sem entrar por demais nas polêmicas que envolveram a publicação de Caim, apenas comento que, se fosse a primeira vez que o octogenário José Saramago tivesse investido sua fúria literária nas temáticas bíblicas, tudo bem. Poderiam acusá-lo de sensacionalista midiático... Mas o Evangelho segundo Jesus Cristo já tem seus quase vinte anos. O ateísmo do autor é planetariamente conhecido, a sua briga com Portugal fato por demais comentado etc. etc. Então...

Leia este artigo

Um carnaval por dentro

Domingo de carnaval, fui até Baía Formosa, uma das últimas praias do Rio Grande do Norte, já perto da fronteira com a Paraíba. Minha intenção era encontrar um lugar mais ou menos calmo para tomar um banho de mar com as crianças.

Leia este artigo

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial é um site cultural em que foram compilados documentos de todos os tipos, dos mais variados cantos do mundo e de períodos que compreendem dez mil anos de história. Dito desse modo, você pode achar que será impossível achar alguma coisa específica no meio de tanta informação. Está enganado. O site traz maneiras fáceis de pesquisa, possibilitando ao visitante a escolha do melhor meio de organizar sua busca. Como eles mesmos dizem, “tesouros culturais” do mundo todo estão disponíveis e bem organizados. São manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e outros tipos de documentos – que vão desde um tratado manuscrito de operações de números irracionais, encontrado na África no século XV, até a tenebrosa fotografia de Elvis se encontrando com Richard Nixon, em 1970, passando por um mapa da Baía do Rio de Janeiro de 1764, por pinturas rupestres de séculos antes de Cristo e pelo primeiro livro impresso no México, um tratado de ortografia espanhola.

Leia este artigo

Autonomia e motivação profissional

O prazer no trabalho é uma fonte cristalina de motivação. Vê-se com clareza o que se pretende e, mesmo que se altere parte do projeto ou o desvio seja total, há sempre a chance de ajustar ou iniciar novamente, contando com as causas já bem definidas, além da satisfação de ter experimentado os efeitos do que se causou com maior domínio. O prazer também se relaciona à autonomia que temos acerca das decisões (certas ou erradas) que tomamos, através de atitudes nascidas em nosso âmago. Como registra o escritor Lourenço Prado: “Sois senhor de vós mesmos.” Ou, pelo menos, podereis conquistar tal status.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco