Edição V. 11, Ed. 13 - 04/05/2011

Comédias de Shakespeare – análise de fragmentos da peça Noite de Reis

Aconteceu em 14 de fevereiro, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, mais uma edição do evento Rodas de Leitura, uma parceria da Estação das Letras com a própria Biblioteca Nacional. O convidado da vez foi o reconhecido ator e diretor Amir Haddad, que escolheu fragmentos da peça Noite de Reis para falar sobre as comédias de Shakespeare.

Leia este artigo

Memória da Educação

O site Memória da educação traz diversos documentos sobre a história da Educação nos séculos XIX e XX em poder do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São relatórios, dados estatísticos, revistas, trabalhos escolares e outras informações sobre como funcionava a educação em diferentes lugares do Estado de São Paulo: no litoral, no campo e na cidade. E as diversas óticas sobre a escola: dos professores, alunos e inspetores.

Leia este artigo

Aula fora da escola

Estive há uns dias com um amigo meu, médico, que viaja muito – quase sempre a serviço, mas sempre sobra algum tempo para andar pela cidade onde está. Nessas ocasiões ele aproveita para registrar em seu diário de viagens os fatos, experiências, situações inusitadas que vivenciou.

Leia este artigo

Professores da rede pública poderão ganhar bolsa Capes para cursar mestrado profissional a distância

A notícia é boa pra todos que lidam com educação: professores, diretores e alunos. No dia 22 de março de 2011, foi aprovado o projeto permitindo que professores da educação básica que lecionam em escolas públicas recebam bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para cursar mestrado profissional da distância, podendo acumular a bolsa com o salário pago pela escola a que estiver vinculado. A formalização da iniciativa deu-se pela Portaria nº 289 do Ministério da Educação.

Leia este artigo

Recursos lúdicos para o ensino de Química no Ensino Médio: relato de experiência

Recursos lúdicos são importantes no ensino e aprendizagem, principalmente das disciplinas da área de Ciências, em que as dificuldades dos alunos são maiores. Em pesquisa realizada junto aos alunos do Instituto Educacional de Nova Friburgo (IENF), constatamos que a disciplina figura para eles como afastada de seu cotidiano e é tida como de difícil assimilação. Apresentamos neste trabalho experiência realizada junto aos alunos do curso de formação de professores do IENF, com os quais produzimos recursos didáticos (vídeos educativos) com o tema Polímeros e conceitos gerais de Química servindo como motivador para aprendizagem da disciplina, colaborando para que os alunos apresentassem bons resultados.

Leia este artigo

Cada um no seu quadrado: pais e filhos com seus devidos deveres de casa

Muito se fala sobre a importância da presença dos pais na educação escolar dos filhos; e são variadas as opiniões, tanto de educadores quanto de pais, sobre o que fazer a respeito. Diante de prós e contras, é fundamental distinguir orientação de ajuda na hora de acompanhar os estudos dos filhos. Estudar com eles, cobrar resultados, tirar dúvidas sobre as matérias ou apenas acompanhar sem interferências o dia a dia dos filhos na escola: qual seria a postura ideal dos pais?

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco