Edição V. 11, Ed. 14 - 12/04/2011
Estratégias de leitura
Em nosso dia a dia, usamos diferentes estratégias para superar nossas dificuldades. Com base nisso, decidi pesquisar em sala de aula as estratégias usadas pelos alunos para superar os obstáculos impostos pelas lacunas existentes em seu conhecimento de Língua Inglesa, disciplina com a qual trabalho, na área específica de leitura, por se tratar de uma atividade primordial para a aprendizagem, não só de Inglês como também de outras disciplinas.
Leia este artigo(Des)educação?
Lá vinha o velho carrancudo com aquele papel outra vez. Era a época de responder àquelas perguntas imprevisíveis e indesejáveis. Nesse momento – como da última vez –, minhas pernas já começavam a tremer, meu corpo suava incessantemente e meu coração palpitava, querendo saltar pelas entranhas. Olhava para o lado e via amigos se benzendo, outros tentando esconder uns papeizinhos com letras tão pequenas que era difícil até de eles mesmos entenderem, alguns escrevendo pelo corpo frases cujo significado não sabiam, e eu transbordando nervosismo e tensão.
Leia este artigoAs melhores coisas do mundo
Era um desses fins de tarde que fecham dias de 30ºC, com sensação de 40ºC à sombra. Resolvi então beber um suco bem gelado numa lanchonete que adoro, no Jardim Botânico. Naquele momento, aquilo me parecia a melhor coisa do mundo. Quando coloquei o pé direito lá dentro, o fundo musical era: “I don’t want to leave her now, you know I believe and how...”. Um grupo de adolescentes cantava e tocava Something, dos Beatles. Essa música mexe tanto comigo (não exatamente pela letra e sim pela melodia) e ela nem é da minha geração, muito menos da geração daqueles meninos de uns 15 anos. É claro que isso não importa, mas é sempre comovente ver que a arte é atemporal e subjetiva.
Leia este artigoLinguagem como identidade
Se o filósofo marxista Leandro Konder, como visto na primeira parte deste artigo, preconiza a necessidade de clareza na linguagem para que se mantenha a identidade de uma comunidade, há que se colocar em dúvida a relação do que é comunitário com o mundo – e até mesmo a determinação do que vem a ser uma comunidade.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."