Edição V. 11, Ed. 40 - 11/10/2011
Como você vai comemorar o DIA DA CRIANÇA?
Todos os dias, mais de 18 mil crianças são espancadas no país, segundo dados do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância. As mais agredidas são meninas entre sete e quatorze anos.
Leia este artigoA condição humana em O mito de Sísifo, de Albert Camus
Em O mito de Sísifo, Camus descreve os paradoxos fundamentais, as contradições primeiras da condição humana, condição esta que ele chama de absurda. Partindo de um raciocínio que nega o conhecimento profundo das coisas, ele opta pela pintura de imagens, pela descrição das aparências. Camus deixa claro esse pensamento e o modo de escrita que dele resulta: “O método aqui definido confessa a sensação de que todo conhecimento verdadeiro é impossível. Só se pode enumerar as aparências e se fazer sentir o clima” (Camus, 2008, p. 26).
Leia este artigoA figura do erudito segundo Fichte
Em suas Conferências sobre a Determinação do Erudito, o filósofo alemão Johann Gottlieb Fichte (1762-1814) desenvolve uma argumentação para determinar o que é o erudito – sua função, o modo de trazê-lo para a efetividade, a sua relação com os outros membros da sociedade e o seu sentido e importância para ela. Para isso, ele precisa determinar:
Leia este artigoComo a instituição escola interfere no desejo de aprender?
O espaço escolar possui uma qualidade ímpar: o potencial de ser um espaço democrático onde ocorre encontro de possibilidades. A escola traz muito mais do que as famílias podem trazer, contrariando a tese do capital cultural (Bourdieu, 1977). Para esse autor, o processo inicial de acumulação do capital cultural começa inconscientemente desde a origem, sem atraso, sem perda de tempo, pelos membros das famílias que possuem capital cultural. Nessas famílias, o tempo de acumulação abarca praticamente todo o processo de socialização. Bourdieu (1977) afirma que o capital cultural pode existir sob três formas: estado incorporado, estado objetivado e estado institucionalizado.
Leia este artigoAplicação do Balanced Scorecard na Governança de e-Learning
Resumo: Como podemos manter o e-learning sob controle? Como podemos assegurar que o e-learning entrega os conhecimentos, habilidades e atitudes que o negócio precisa de uma forma eficaz em custo? A governança de e-learning permite que a empresa maximize os benefícios de seus investimentos em e-learning, capitalize sobre as oportunidades e obtenha vantagens competitivas. Conforme pesquisadores apontam, os esforços em e-learning não estão direcionados aos objetivos fundamentais de negócio, bem como seus resultados não estão sendo medidos de forma rigorosa. E-learning, freqüentemente, está sendo abordado como uma solução técnica ao invés de uma solução de aprendizado e de negócio. Para contribuir neste sentido, um Modelo de Referência de Governança de e-Learning – eLGORM – foi elaborado [1] e seus componentes serão sucintamente apresentados. Este artigo mostra a aplicação do método Balanced Scorecard (BSC) para permitir o alinhamento entre os investimentos em e-learning e suas métricas de performance à estratégia organizacional da empresa. Isto torna o e-learning mais relevante para a organização e permite que sua eficácia seja avaliada.
Leia este artigoEstão falando de mim
Senti meu corpo bater com ímpeto contra aquele chão frio. Quando olhei para trás notei que havia tropeçado em uma pedra. Ela era feita de ouro bastante reluzente. Uau! Havia muito mais delas. Eu estava fascinado por aquele chão também. Tudo brilhava. Nossa! Era tudo ouro. Ouro puro! Ouro fino! Eu não conseguia compreender como fui parar ali. Só me lembro de sair do trabalho, passar na casa de Caio, meu melhor amigo (pelo menos eu o considerava assim) e ir à rua comprar crédito para meu celular. Recordo-me de que, após recarregar meu aparelho, encontrei um colega de faculdade do outro lado da rua que gritou meu nome. Eu estava atravessando a rua. Não lembro mais de nada!
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui