Edição V. 12, Ed. 22 - 12/06/2012

Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização

O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.

Leia este artigo

A guerra das disciplinas

Eu sou a economia Para a crise, sou a solução. Eu controlo a demanda A oferta, a inflação. Vejo o valor agregado E o multiplicador Como se comporta o produto E também o consumidor O Brasil ainda é repleto De problema estrutural O PIB já está se elevando E estamos caminhando Para ser líder mundial

Leia este artigo

Ações e recomendações do Banco Mundial a Portugal e ao Brasil, na condição de “partido político”, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento

A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.

Leia este artigo

Guia do Ensino Infantil – Educar para Crescer

O Especial Educação Infantil do portalEducar para Crescer é um bom instrumento para professores, pedagogos, estudantes e pais trabalharem a vida educacional das crianças. O site traz diversas sugestões de atividades relacionadas à educação. É também um espaço para sanar dúvidas a esse respeito. Entre outras coisas, especialistas ressaltam a importância de os pais travarem contato uns com os outros a fim de discutir as melhores formas de educação a ser dada para as crianças; ensinam formas de educar ludicamente, de como transformar sucata em brinquedo e de como estimular as crianças a explorar o ambiente onde vivem, entre outras sugestões.

Leia este artigo

Rio+20 para professores e alunos: como aproveitar a Conferência das Nações Unidas?

Estimular a reflexão, a discussão, a conscientização e o comprometimento da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.

Leia este artigo

Rio, 20 anos depois

Este mês, o Rio recebe delegações dos Estados-membros da ONU e representantes da sociedade civil para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, vinte anos depois da Eco-92, o encontro em que termos como “desenvolvimento sustentável” e “biodiversidade” ainda eram tratados como novidade e recebidos com certa estranheza. Hoje esses termos são usados por qualquer um que queira se mostrar engajado na luta por uma conscientização ecológica. Mas, de lá para cá, essas palavras se tornaram realmente conhecidas ou apenas termos desgastados por politicagem barata?

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco