Edição V. 12, Ed. 45 - 27/11/2012
Pierre Verger, muito mais que fotógrafo
Em novembro de 1902, nascia em Paris uma criança que se tornaria mestre na arte da correspondência. A correspondência entre a vida e a arte, entre o racional e o místico, entre a Europa, a África e a Bahia. Pierre Verger, aos 30 anos, entendeu que sua cidade natal seria apenas um ponto de referência e que o mundo era muito maior do que o que ele até então havia visto.
Leia este artigoO protótipo argentino
Foi em 1949 que Raul Prebish (1901-1986) publicou sua famosa crítica da teoria das “vantagens comparativas” e formulou sua teoria do desenvolvimento econômico “periférico”, baseado na experiência histórica da Argentina. As ideias de Prebish ocuparam um lugar central no “debate do desenvolvimento”, da segunda metade do século XX, mas a Argentina acabou se transformando no protótipo do “modelo primário-exportador” incapaz de se industrializar e que teria ficado à deriva depois da crise de 1930. Sua história econômica, entretanto, não parece confirmar esse pessimismo, porque, apesar de suas grandes crises e depressões cíclicas, no longo prazo o desenvolvimento argentino foi bem-sucedido do ponto de vista dos indicadores clássicos utilizados pelos economistas, mesmo depois dos anos 1930.
Leia este artigoMia Couto
Filho de portugueses emigrantes, Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, uma das maiores cidades de Moçambique. Ainda estudante de Medicina, foi chamado para trabalhar em um jornal pró-independência e sempre trabalhou com literatura. Após a independência de Moçambique, Couto se formou em Biologia.
Leia este artigoA importância do "saber ser": juízos formativos e a ética social
Embora haja supremacia irrestrita dos meios técnico-científicos no ambiente pedagógico, ressalto e relevo como ponto determinante para o desenvolvimento completo do indivíduo, e, por conseguinte, de todo o processo educativo os valores morais coletivos, que norteiam a vida social e marcam notadamente as relações interpessoais e as questões de autonomia crítica do aprendente, tendo em vista que englobam questões subjetivas nas quais o docente deverá ter o domínio adequado e eficaz para intervir produtivamente no processo de apreensão dos conteúdos.
Leia este artigoO Brasil de Betinho
Quem conhece um pouco da trajetória de Herbert José de Souza, o Betinho, pode identificar essa frase como representante de sua postura de vida; baseado em sua trajetória e sua sabedoria, é difícil encontrar alguém que não queira manter os pensamentos e as atitudes do sociólogo sempre vivos!
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
Educação e pandemia
Pandemia e Educação na imprensa
11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira
26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar
Pesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."