Edição V. 13, Ed. 2 - 15/01/2013

Hermes, a metáfora do mensageiro na interpretação

O termo hermenêutica tem por etimologia a palavra grega hermeneutike, com o significado de “a arte de interpretar”. No uso diário, passou a ter seu sentido ligado à interpretação de textos. A composição do termo está ligada ao deus Hermes, da mitologia grega. Protetor dos rebanhos em sua função primordial, Hermes também é considerado emissário dos deuses e condutor das almas. É notável que estas duas últimas funções estejam ligadas ao mesmo deus: se Hermes é considerado um intérprete dos desejos olímpicos, e serve assim como intermediário entre deuses e mortais, ele também é um condutor das almas humanas para o Hades ou para o Olimpo – ou seja, cabe ao deus conduzir o homem em sua moral e em seu destino, mesmo que ainda caiba a esse homem o arbítrio de seus atos.

Leia este artigo

Modelagem criativa para aulas de Ciências: criando organismos para entendimento da vida

Os alunos do Ensino Fundamental II, principalmente nas séries iniciais, possuem grande dificuldade de entendimento e abstração sobre seres vivos, principalmente quanto a anatomia e fisiologia. Para tentar estreitar a abstração, a criatividade e a realidade, buscamos, por meio de estudos bibliográficos, formas de tratar a temática e a problemática, para mudar na sala de aula a percepção do alunado. Uma das formas encontradas, de fácil solução e aplicação, foi a produção de modelos didáticos, com base em massa para modelagem, nós a intitulamos Modelagem Criativa.

Leia este artigo

Os hinos são tão bonitos, mas são tão difíceis...

Maracanã lotado, jogo amistoso da seleção brasileira. O povo faz questão de se levantar, colocar a mão no coração e tentar cantar o Hino Nacional inteiro, mesmo que não entenda várias palavras da letra, muito menos as construções frasais.

Leia este artigo

O brincar em sala de aula a partir da perspectiva do professor

Autores: Adriana Tressa Ribas, Alessandra Cristina Silva de Queiroz, Alessandra Falque Teles do Carmo, Alessandra Ferreira da Costa, Alexandre Garcia Neves, Aline de Oliveira Sobral Pires, Aline de Oliveira Tomaz Justo, Aline Moreira de Oliveira Avelar, Ana Carolina de Lima Santos, Ana Carolina Lacorte Lima, Ana Cleide Oliveira, Ana Cristina da Silva Ciancio, Ana Lúcia Bessa Silvério, Ana Maria Fernandes de Araujo de Souza, Ana Paula de Souza Camargo, Ana Paula Romualda da Fonseca Abreu, Anahy Quaglio, Andrea Gonçalves da Silva Ramos, Andreia Cristina Moreira da Silva Góes, Andréia de Lucas Mannarino, Bárbara Hilda Torres Ferreira, Camila Furtado Beringuy, Camilla de Oliveira, Carla Campos da Silva, Carla Regina dos Santos Rodrigues, Carmen Lucia Nogueira Martins, Carolina Sampaio Rodrigues, Cátia Fonseca de Oliveira Ferreira, Catia Portela da Silva Pacheco, Cicera Marinho de Almeida, Cláudia Cristina de Oliveira Santos, Cláudia Marques da Silva Lopes, Cláudia Miccichelli Marins de Barros, Cristina Aparecida Quaquio Marciano, Cristina Moggi Miguez, Denise Cassiano dos Santos, Edma Corrêa Fernandes, Elaine da Costa Garcia, Elomar da Silva Almeida, Eneida Alves Bittencourt Coelho, Fabrine Almeida Medeiros Rodrigues, Flavia da Rocha Godinho, Flavia Santos da Silva, Georgia Olga Santos Torres, Gisele Pereira de Oliveira Xavier, Graziele de Moraes Vidal, Graziele Melo Soares Estrella, Heloisa Carvalho da Silva Dias, Ivonete Pereira Vital, Izabel Cristina Costa de Faria, Jamile Mambreu Isse de Azevedo, Jeimis Nogueira de Castro, Joseane Britto da Silva, Josiane Figueiredo da Silva, Karine de Fátima Ribeiro

Leia este artigo

Literatura de Cabeça

Aqui você encontra informações sobre o mundo literário e resenhas de livros de diferentes estilos. Na seção Resenhas, eles estão colocados em ordem alfabética de título, o que pode facilitar a busca – mas se você só souber o nome do autor, fica complicado. Se você gostar do que ler, é só deixar seu comentário ao fim de cada texto.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco