Edição V. 13, Ed. 31 - 20/08/2013

Quando a ciência patina

Uma das revistas que procuro ler todo mês é a Scientific American Brasil. Gosto de estar atualizado com as novas questões da ciência e saber o que os cientistas estão tramando em suas bases de pesquisa espalhadas pelo mundo.

Leia este artigo

Novas demandas na gestão de pessoas

Tornou-se evidente que o momento privilegia o capital intelectual: estamos vivendo, conforme afirmou Domenico De Masi, “no meio de uma revolução de época: o nascimento da sociedade pós-industrial. Revolução comparável a duas outras transformações igualmente decisivas na história humana: a revolução agrícola, que há sete mil anos determinou o surgimento da civilização rural, e a Revolução Industrial, que no final do século XVIII determinou o advento da produção e do consumo de massa. Se a sociedade rural tinha no centro do seu sistema a produção agrícola e os proprietários da terra, se a sociedade industrial destronou estes protagonistas, colocando em seu lugar a produção em série de bens materiais e os proprietários das fábricas, a sociedade pós-industrial decididamente privilegia a produção de bens imateriais (serviços, informações, símbolos, valores e estética) e os produtores de ideias”. É uma transformação e um grande estímulo à mudança e ao crescimento.

Leia este artigo

Ensino regular e ensino técnico, tudo junto e misturado?

O estado de guerra que algumas comunidades do Rio de Janeiro vivem parece não causar mais perplexidade nas pessoas. As pessoas se acostumam a tais “transtornos” e dão seu jeito na hora que “o bicho pega”. Saem mais tarde para trabalhar, chegam mais cedo, não mandam as crianças para escola. Foi assim que as aulas de segundo semestre da minha escola começaram: sem começar. Um traficante morreu, a bala comeu solta, mais alguém foi baleado, depois um policial, outro traficante. No fim de dez dias já eram nove mortos. A chapa estava quente no morro. 

Leia este artigo

Como eventualidades mudam a vida dos alunos

Estava fazendo minha caminhada ontem à noite quando de dentro de um caminhão de entregas ouvi uma voz gritando, alto:

Leia este artigo

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Até 10/10 | Inscrições abertas para o programa Futuras Cientistas

O programa Futuras Cientistas oferece 470 vagas para alunas do 2º ano do Ensino Médio e suas professoras. As selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência.

Inscrições até 10 de outubro.
Confira o edital em: linktr.ee/futurascientistas

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui


13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

Leia aqui


26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco