Edição V. 13, Ed. 43 - 12/11/2013
As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as brincadeiras na escola pública
Daniel Bocchini
Leia este artigoO cotidiano e a cultura contemporânea: revérberos sociais
A partir da década de 1970 começou-se a estudar mais profundamente os assuntos referentes aos fenômenos da cotidianidade, como afluentes de uma nova história, iniciada pela Escola dos Annales , na França. Tudo o que era marginal e excluído até então pelos intelectuais conservadores passou a estabelecer um sentido de que esses meandros contribuem e muito para a análise da História Cultural.
Leia este artigoTrabalhando com recursos lúdicos no Ensino Médio: produzindo vídeos educativos para o ensino de Física
As tecnologias hoje em dia assumem importância tão grande em nossas vidas que é difícil para a maioria das pessoas ver-se vivendo sem elas.
Leia este artigoPedagogia e didática ambiental na formação do cidadão crítico-reflexivo
Em busca da práxis ambiental, a ciência social crítica traz para si as abordagens qualitativas na busca de processos autorreflexivos que despertem os atores envolvidos numa racionalidade alternativa, para que consigam alterar sua percepção de mundo e, dessa forma, consigam entender a si mesmos, a vivência na comunidade (inter-relações) e, com o mundo à sua volta intersubjetivamente, situado no universo cultural e natural (Abílio; Sato, 2012).
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
Educação e pandemia
Pandemia e Educação na imprensa
11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira
26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar
Pesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."