Edição V. 14, Ed. 19 - 27/05/2014

O paradigma e a humanidade

Os paradigmas permeiam a vida cotidiana das populações, determinando seu modo de vida; são retroalimentados pelas interações entre os sujeitos e permeiam os estratos de sustentação da sociedade: política, economia, cultura, trabalho etc. O que os mantém ao longo do tempo é a estagnação por falta de uma percepção mais apurada dos reais problemas que estão infiltrados na sociedade, e enquanto mudanças agudas não surgem e transformam o modelo atual para um novo modelo, os paradigmas se mantêm inalterados, pois pequenas e sutis incitações de poucos grupos não conseguem impactar toda a sociedade para que tais insurgências ocorram. Porém, quando conglomerados sociais, empresariais e setores públicos acreditam na insustentabilidade do paradigma atual e movem-se na busca por mudanças, definitivamente o paradigma da sociedade humana mudará, buscando novos caminhos e alternativas para continuar evoluindo e se desenvolvendo.

Leia este artigo

Sufoco!

Sente-se um ar carregado, uma espécie de estresse coletivo. Algo não muito bem definido sufoca a gente, criando mal-estar e desencontro. Pensei que isso fosse específico do Rio de Janeiro, onde o tal “choque de ordem” do prefeito Paes por enquanto é sentido como uma grande desordem na coisa mais básica de uma grande cidade: a mobilidade. É uma verdadeira dor de cabeça ir ao trabalho e voltar para casa. Andar na Avenida Rio Branco durante o dia virou uma aventura: há ônibus nos dois sentidos da avenida, mas não tem para todos os lugares da cidade.

Leia este artigo

O colecionador de borboletas

Antes de qualquer coisa, Platão era um matemático. Uma das suas influências mais marcantes foi o pitagorismo, uma doutrina filosófica muito popular na Grécia antiga, que admitia que a realidade é composta por números e formas geométricas.  Como todo bom matemático, Platão era muito habilidoso com o raciocínio abstrato e com a imaginação. Por isso a força de seu pensamento está na profundidade e na articulação lógica de seus diálogos. Platão foi muito bom em pensar aquilo que nós não conseguimos ver: o que está oculto por trás dos nossos sentidos. O que só pode ser compreendido com o auxilio do nosso pensamento, da nossa razão, com as ferramentas matemáticas e lógicas de que ela dispõe.

Leia este artigo

Brasil Artes e Enciclopédias

A Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), além de editar a Revista de História da Biblioteca Nacional, colocou no ar o portal Brasil – Artes e Enciclopédias. Apesar de não aparecer seu nome na página inicial do sítio, tem um design bastante interessante e conteúdo muito atraente.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco