Edição V. 14, Ed. 3 - 21/01/2014

Nova Sociologia do Currículo: um ensaio do conceito

A Sociologia desenvolveu-se na Inglaterra principalmente na década de 1950, quando o ensino dessa disciplina expandiu-se nas escolas secundárias e no ensino superior. Esses estudos surgiram primordialmente para dar conta de resolver de maneira prática e eficiente os problemas sociais advindos das novas reordenações classistas, dos anseios populares e das mudanças na dinâmica econômica. Visando essa efetividade, a Sociologia viu-se obrigada a se apoiar cientificamente nos métodos das ciências naturais, haja vista apenas a partir disso poderia lograr reconhecimento e ser inserida entre as ciências legitimadas e aceita como tal.

Leia este artigo

O candomblé como forma de resistência escrava à colonização

De todos os traços culturais africanos trazidos para o Brasil, o Candomblé talvez tenha sido o mais estudado pela área acadêmica; descendentes da herança cultural negro-africana como a Umbanda: Nina Rodrigues, Manuel Querino, Artur Ramos, Edison Carneiro, Gonçalves Fernandes e René Ribeiro em Pernambuco. A estrutura religiosa do Candomblé e seu modelo organizacional têm sido foco de análises exaustivas, além de serem estudados também em São Paulo, no Rio Grande do Sul e especialmente na Argentina.

Leia este artigo

Temperamento e motivação no trabalho

Existem quatro tipos de temperamento, descritos há mais ou menos 2.400 anos pelo médico grego Hipócrates: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. Os dois primeiros podem ser agrupados na atitude extrovertida; os dois restantes, na atitude introvertida. Aí estão pontos positivos e negativos de cada um deles.

Leia este artigo

O Jesus judeu

Quando minha filha Sarah nasceu eu tive que ir a um cartório. Essa não era a minha primeira peregrinação por cartórios para registrar filhos. Sarah era minha terceira cria, e eu já estava acostumado a repetir o procedimento padrão para dar um nome civil a alguém. Mas, naquele dia, eu notei algo que havia me passado despercebido das outras vezes. Lá, bem no canto do prédio, havia uma porta e sobre ela os dizeres: “Sala de casamento”. Com algum esforço eu pude, mesmo do balcão, direcionar meu olhar curioso para vasculhar o que havia dentro daquela sala tão significativa, espremida entre os bancos e os birôs dos atendentes. Lá dentro havia algumas cadeiras, uma mesa de madeira negra e, sobre ela, fixo na parede, dominando com estranha luminosidade ocre o ambiente, a imagem de um Cristo crucificado.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco