Edição V. 14, Ed. 31 - 19/08/2014
Crioulada: A vida na diferença! A sociedade do outro?!
Este artigo é um olhar sobre a ‘Sociedade Paralela’ e a derivação de suas ‘figuras sociais’ na discussão do modelo e da classificação social das ‘franjas sociais’ para o nosso tempo presente. Como corolários do tempo de governança do único ‘Rei crioulo do Brasil’ para cá.
Leia este artigoVida, tragédia e política
Em momentos como o que estamos vivendo nestes dias, com a morte trágica de Eduardo Campos, homem público com ampla exposição por sua candidatura à Presidência da República pelo PSB, todo mundo é levado a pensar sobre a vida e seus porquês, como mortes prematuras e tragédias que ela carrega como segredos. Quando a tragédia ceifa a vida de alguém que de algum modo está muito presente no cotidiano, nas notícias e nos debates, ela catalisa de algum modo a atenção da coletividade, atinge a todos, vira um grande fato político. A tragédia, no caso, nos muda porque muda a própria política, esse cimento que funciona como liga invisível das relações e contradições que nos fazem um povo.
Leia este artigoGênios: sonhos e tormentos de uma mente brilhante!
O presente texto é uma resenha crítica do filme Uma mente brilhante, que será discutido considerando as profundas reflexões do contexto temporal e dos fatos que se passam no enredo da história baseada em fatos reais.
Leia este artigoI Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores
Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."