Edição V. 14, Ed. 34 - 09/09/2014
Letra cursiva ou letra bastão?
As primeiras séries do Ensino Fundamental representam um mundo novo para as crianças, sobretudo quando vêm junto com a mudança de escola. Um dos problemas que parecem irrelevantes, mas que vira e mexe aparecem é aquela história acerca do tipo de letra com que a criança será alfabetizada.
Leia este artigoO processo de reflexão de alunos autores durante as aulas de Educação Física Escolar: charges sobre a Copa do Mundo no Brasil
Ao iniciar o ano de 2014, realizamos diversas discussões com os alunos da escola em que atuamos sobre os aspectos positivos e negativos da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Ministramos aulas para os discentes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo e, durante o mês de fevereiro, analisamos textos publicados em jornais, realizamos discussões e debates em sala de aula e assistimos a documentários sobre a realização desse evento no Brasil.
Leia este artigoO Iluminismo explicado às criancinhas
Noites negras negreciam de um mais que azul negrume Enquanto o menino desacordado Sonhava oboés-selvagens e flautas-homem Toda aquela lama embalava-o Num cenário branco carnívoro
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."