Edição V. 14, Ed. 9 - 11/03/2014

O Palacete do Mimi em simbologia e significado

Refiro-me ao erro de darem ouvidos aos aduladores, que povoam todas as cortes. É que os homens são de tal modo acessíveis à lisonja e tão facilmente se deixam por ela enganar que só com dificuldade se defendem dessa praga; e quando procuram fazê-lo, correm o risco de cair no desprezo. O melhor escudo contra a lisonja consiste em levar os homens a compreender que não nos ofendem quando nos dizem a verdade.

Leia este artigo

Educação policiada

Contra toda discussão acerca da desmilitarização das polícias militares no Brasil, a qual resultou na PEC-51, é curiosa a saída do Estado de Goiás para diminuir as violências nas escolas. Nesse estado, as autoridades optaram por transformar dez escolas públicas em colégios militares ainda em 2014. O governo de lá simplesmente aumentou para 19 o número de escolas que terão a mesma hierarquia e disciplina que, guardadas as devidas proporções, não funciona tão bem nos quartéis. A ação, contudo, dentre outras, levanta questões.

Leia este artigo

A educação na Catalunha em 2013

A Catalunha, desde 2008, aumentou em 2,1% os alunos que obtêm o ensino secundário obrigatório e em 5,5% os jovens de 20 a 24 anos que fazem estudos secundários pós-obrigatórios e em 7,6% os jovens que continuam no sistema. A percentagem dos jovens que abandonam o ensino primário se reduziu a 9,2. O sistema educacional conseguiu que hoje haja mais alunos que concluam e que alcancem no mínimo o ensino secundário pós-obrigatório. A evasão se reduziu em 9,2% entre os anos de 2008 e 2012; a média espanhola foi de 7% e a europeia 2,1%.

Leia este artigo

Muito além do que somos

Qual é o nosso verdadeiro tamanho em relação ao desenvolvimento humano? Será que somos potencialmente maiores e bem pouco se enxerga a respeito? Não ver o prêmio futuro pode causar desânimo e até oposição frente ao exigido e essencial exercício do crescimento que se tem no presente? Nada é de graça! Isso pode nos levar a perceber tal possibilidade de avanço para que o estímulo resultante nos impulsione em direção a um nível evolutivo sem precedentes, superando as lentas passadas com as quais temos caminhado pela estrada da vida.

Leia este artigo

Atenção: Submissão de trabalhos

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco