Edição V. 15, Ed. 7 - 07/04/2015
O dever do dever
Outras Mais EspecíficasExistem escolas que enchem seus alunos de exercícios para fazer em casa; outras optam por poucos exercícios – ou nenhum. O melhor é que todas elas têm justificativa para sua escolha: deixar as crianças com tempo livre ou aproveitar esse mesmo tempo.
Leia este artigoO perfil da Escola Municipal Maria José de Miranda Burity, em Cabedelo-PB
Formação de ProfessoresO projeto político-pedagógico de uma escola que atende desde o Pré-Escolar até o Ensino Médio contribui bastante para a obtenção dos melhores resultados, dentro das condições disponíveis.
Leia este artigoO meio ambiente, o ser humano e os problemas ambientais
Ecologia e Meio AmbienteO consumismo está destruindo os recursos do planeta, provocando graves alterações, em benefício de alguns e em detrimento de uma maioria. Os centros urbanos são os responsáveis pelo consumo da maior parte dos recursos naturais.
Leia este artigoProjeto Casa escola ecologicamente inteligente: robótica educacional
Computação e TecnologiasCom base nos conceitos da Agenda 21, professores e alunos de uma escola no Rio de Janeiro desenvolveram objetos de robótica educacional com soluções para diminuir o impacto ambiental.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."