Edição V. 16, Ed. 20 - 27/09/2016
Contribuições da Finlândia ao Ensino Médio público brasileiro
Formação de Professores e Política EducacionalA Finlândia é, já há alguns anos, a principal referência de sistema educacional de qualidade. Alguns professores que fizeram intercâmbio naquele país nórdico escreveram sobre o que existe lá que pode ser útil à educação brasileira.
Leia este artigoEducação voltada para a cidadania
Cidadania e ComportamentoHá linhas mestras de análise da educação que possibilitam uma autocrítica e sugestões para a construção de um elo entre o que é ensinado e o que é vivenciado em comunidade, pois a escola precisa incutir nos estudantes características que favoreçam o bom relacionamento com a sociedade.
Leia este artigoPós-graduação: uma necessidade estressante ao novo educador
Formação de Professores e Política EducacionalA realização de cursos de formação continuada, especialmente de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é plena de fatores e relações estressantes, que devem ser superados com o apoio dos professores e leituras.
Leia este artigoIntimidação sistemática (bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibullying
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO bullying é uma prática de violência sistemática que vem merecendo reflexões da parte de vários profissionais. Além disso, deve provocar análises que levem a atitudes que impeçam sua concretização na escola.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."