Edição V. 16, Ed. 23 - 08/11/2016
Relações raciais no cotidiano escolar: pela manutenção da consciência negra para além do 20 de novembro
Formação de ProfessoresO Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é uma data simbólica que marca a valia daquele povo para a construção da História brasileira; a desigualdade social que vivemos faz com que não se respeitem os aspectos inerentes à diversidade.
Leia este artigoDesafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação
Computação e TecnologiasNa sociedade do conhecimento, é fundamental que o professor esteja preparado para atuar como mediador pedagógico, não aceitando mais o papel de única fonte de informação para o aluno, que tem acesso a diversos recursos tecnológicos.
Leia este artigoDiálogo na educação popular e na educação ao longo da vida
Formação de ProfessoresA educação popular proposta por Paulo Freire, voltada ao diálogo e à libertação, pode se aproximar da educação ao longo da vida, desde que esta não atenda aos interesses dos empresários que pretendem apenas obter mão de obra barata e acrítica.
Leia este artigoO uso de tecnologias no ensino do Teorema de Pitágoras
MatemáticaO Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados na Matemática. E há várias formas de estudá-lo de maneira que o aluno se envolva e busque soluções para explicá-lo.
Leia este artigoFunções psicomotoras de crianças que residem em lugares de vulnerabilidade social: um relato de experiência
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA partir de atividades realizadas com crianças em programas sociais em Niterói, é possível diagnosticar que problemas psicomotores influenciam sua participação nelas e suas outras práticas e podem prejudicar seu desenvolvimento.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."