Edição V. 16, Ed. 23 - 08/11/2016

Relações raciais no cotidiano escolar: pela manutenção da consciência negra para além do 20 de novembro

Formação de Professores

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é uma data simbólica que marca a valia daquele povo para a construção da História brasileira; a desigualdade social que vivemos faz com que não se respeitem os aspectos inerentes à diversidade.

Leia este artigo

Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação

Computação e Tecnologias

Na sociedade do conhecimento, é fundamental que o professor esteja preparado para atuar como mediador pedagógico, não aceitando mais o papel de única fonte de informação para o aluno, que tem acesso a diversos recursos tecnológicos.

Leia este artigo

Diálogo na educação popular e na educação ao longo da vida

Formação de Professores

A educação popular proposta por Paulo Freire, voltada ao diálogo e à libertação, pode se aproximar da educação ao longo da vida, desde que esta não atenda aos interesses dos empresários que pretendem apenas obter mão de obra barata e acrítica.

Leia este artigo

O uso de tecnologias no ensino do Teorema de Pitágoras

Matemática

O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados na Matemática. E há várias formas de estudá-lo de maneira que o aluno se envolva e busque soluções para explicá-lo.

Leia este artigo

Funções psicomotoras de crianças que residem em lugares de vulnerabilidade social: um relato de experiência

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A partir de atividades realizadas com crianças em programas sociais em Niterói, é possível diagnosticar que problemas psicomotores influenciam sua participação nelas e suas outras práticas e podem prejudicar seu desenvolvimento.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco