Edição V. 16, Ed. 6 - 15/03/2016
Educação Física no Ensino Médio: teoria e prática no desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica do discente
Educação FísicaNo Ensino Médio, a teoria e a prática da Educação Física escolar fazem com que os alunos se vejam levados a responder a avaliações que exijam raciocínio e capacidade de argumentação sobre esportes.
Leia este artigoAprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental
Formação de Professores e Política EducacionalA Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.
Leia este artigoViolência doméstica e direitos humanos: uma sombra no olhar na Educação Infantil
Cidadania e ComportamentoÉ preciso fazer valer os direitos de cada cidadão, e a escola é um ambiente propício para esse exercício, especialmente junto às crianças, que muitas vezes sofrem violência física e psicológica dentro de casa.
Leia este artigoFilosofia na sala de aula de Física: do mito a filosofia, elaboração de uma sequência didática no âmbito do Proemi
FísicaA abordagem histórico-filosófica dos conteúdos de Física levou a atividades interdisciplinares no âmbito do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi) e à conquista de prêmios para apresentações de alunos de um colégio estadual de Nova Friburgo-RJ.
Leia este artigoHistória em quadrinhos fala da infância no Brasil e do Brasil
Cidadania e ComportamentoLeia este artigo
Os desafios da significância do ensino em escola pública de tempo integral: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
Formação de Professores e Política EducacionalLeia este artigo
Atenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."