Edição V. 16, Ed. 6 - 15/03/2016

Educação Física no Ensino Médio: teoria e prática no desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica do discente

Educação Física

No Ensino Médio, a teoria e a prática da Educação Física escolar fazem com que os alunos se vejam levados a responder a avaliações que exijam raciocínio e capacidade de argumentação sobre esportes.

Leia este artigo

Aprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental

Formação de Professores e Política Educacional

A Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.

Leia este artigo

Violência doméstica e direitos humanos: uma sombra no olhar na Educação Infantil

Cidadania e Comportamento

É preciso fazer valer os direitos de cada cidadão, e a escola é um ambiente propício para esse exercício, especialmente junto às crianças, que muitas vezes sofrem violência física e psicológica dentro de casa.

Leia este artigo

Filosofia na sala de aula de Física: do mito a filosofia, elaboração de uma sequência didática no âmbito do Proemi

Física

A abordagem histórico-filosófica dos conteúdos de Física levou a atividades interdisciplinares no âmbito do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi) e à conquista de prêmios para apresentações de alunos de um colégio estadual de Nova Friburgo-RJ.

Leia este artigo

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco