Edição V. 17, Ed. 2 - 24/01/2017

Atividades de Matemática para crianças com Síndrome de Down

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Uma pesquisa realizada junto a três jovens portadores de síndrome de Down mostra que procedimentos foram utilizados para atingir uma melhor compreensão do conceito de número, considerando quantidade de elementos, imagem conceitual de número e sequência numérica padrão.

Leia este artigo

Imagens para representação: prática de desenho técnico para Ensino Médio

Matemática

As imagens mentais são importantes para a formação do raciocínio espacial para a visualização. A representação de vistas ortográficas depende dos conceitos de projeção, da Geometria Descritiva, para o aluno passar da dimensão tridimensional para a representação em papel.

Leia este artigo

Processo de aprendizagem estatística com foco em medidas de tendência central e dispersão

Matemática

Uma sequência didática mostra que, utilizando as ferramentas do Google Docs e o software Geogebra, é possível fazer análises estatísticas para obter medidas de tendência central e dispersão de um grupo, com o objetivo de contextualizar os conteúdos de Estatística.

Leia este artigo

Impactos do processo de musicalidade na Educação Matemática Inclusiva

Matemática

Este trabalho busca entender a musicalidade como processo do ser humano e expressão entre música e Matemática, com base nos conceitos de neurociência, musicalidade e Educação Matemática, como o Modelo do Código Triplo, com atividades junto a alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Leia este artigo

Parnasianismo: o universo de José María de Heredia Girard com as divindades mitológicas

Artes Plásticas e Outras Mais Específicas

Uma aula interdisciplinar trabalha conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura e Artes e obteve o reconhecimento dos alunos ao realizarem trabalhos em grupo sobre o assunto, valorizando o trabalho docente com atividades diversificadas.

Leia este artigo

Mostra de Astronomia integra alunos dos turnos matutino e noturno

Física

Realizar uma mostra de estudos de Astronomia no turno da noite de uma escola pública serve como capacitação do aluno como protagonista dos seus estudos e ajuda na valorização de sua participação ativa e sua formação integral como indivíduo.

Leia este artigo

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco