Edição V. 18, Ed. 16 - 14/08/2018

Pedagogia de Projetos e interdisciplinaridade: experiências artísticas em educação

Educação Artística

Ao trabalhar os conteúdos programáticos de Artes seriamente, com sequência didática e objetivos previamente traçados, a disciplina se impregna do respeito que merece, ofertando qualidade metodológica ao que se desenvolve na escola. Com isso, a Arte ocupa seu lugar de direito, não como veículo de aprendizagem, mas como algo a ser aprendido e apreendido na escola e fora dela.

Leia este artigo

A evolução da família: concepções de infância e adolescência

Cidadania e Comportamento

A família desempenha papel fundamental na sociedade, não só na relação de os seus membros como lócus de afiliação e/ou de reafiliação social dos seus membros, mas também em relação ao Estado, na perspectiva de instituição social decisiva no desenvolvimento do processo de integração, inclusão social daqueles que a ela pertencem.

Leia este artigo

Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro

História e Formação de Professores

Este artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.

Leia este artigo

Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar

Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.

Leia este artigo

As drogas nos acompanham há tempos! Conhecer o passado para lidar com o presente

História

As drogas estão no cotidiano há muitos anos, tanto no Oriente quanto no nosso lado do planeta; por elas, já aconteceram várias guerras e tentativas de dominação econômica. Por algum tempo, chegaram a ser confundidas com alimentos e tomar parte em rituais religiosos. Hoje em dia, em alguns países já é liberado o uso medicinal da Cannabis (maconha).

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

20/10 às 18h | Mulheres na EaD: partilhando experiências e realidades antes e durante a pandemia

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco